Paulo Guerra embaixador do Trail Costa Vicentina
Tivemos a oportunidade de falar com Paulo Guerra, o embaixador do Trail Costa Vicentina, uma prova que passa por locais de grande beleza e pelo famoso Caminho Histórico da Rota Vicentina, um dos melhores da Europa.
Paulo Guerra Embaixador do Trail Costa Vicentina
Paulo Guerra é um atleta muito conhecido, através dos enormes feitos obtidos no Corta-Mato e vê agora reconhecido o seu prestigio através das homenagens que lhe têm sido efetuadas,
Paulo Guerra um corredor que tanto prestigio deu a Portugal nos Cortas Matos, volta a uma área de terra, Trail’s, é o voltar às origens ?
É muito mais do que voltar às origens, é a continuação da nossa vida desportiva, com o objectivo de dinamizar o desporto e o que de mais belo tem a nossa região.
Mais um evento da região onde nasceste que te convida para padrinho, o que sentes com estes convites?
Sinto me feliz e honrado pela minha região não se esquecer de mim, mas com a responsabilidade de dinamizar a região do país mais esquecida….o Alentejo.
Costa Vicentina já é conhecidissima pelas suas rotas, este poderá ser mais um evento a promover essa bela região ?
Esta moda de conciliar o desporto com o turismo, nada melhor do que faze-lo a correr, a caminhar pelas belas paisagens e gastronomia Alentejana, e deixo o convite, venham conhecer-nos, certamente não vão sair desiludidos.
O Trail Costa Vicentina vai mostrar aos participantes e acompanhantes todo o enorme potencial que possui a Costa Vicentina.
O evento vai proporcionar aos participantes paisagens, onde o clima, praia, terra, areia, pinhal, serão as sensações que ficarão para sempre. Ainda mais em pleno mês de outubro.
Vais participar? Que conselhos dás aos participantes?
Irei participar na distância pequena os 15 km, porque vou deliciar-me com todas as imagens lindas que tem o nosso Alentejo.
Aconselho todos a participarem e o mais importante é olhar, tirar fotos, e até um banho de mar.
O que sentes de nos últimos tempos estares a ser alvo de homenagens por várias organizações e Instituições?
Todas as homenagens realizadas enquanto somos vivos são para eternamente recordar, mas acima de tudo, é o que nos mantém vivos, não nos sentimos esquecidos e continuamos a estar no meio a quem tanto demos, tanto sacrifícios fizemos, foi porque mereceu a pena.
Um dos melhores caminhos da Europa
A Costa Vicentina situa-se na faixa litoral Alentejana até à região do Algarve, ou seja, é toda a zona entre Odeceixe e Burgau, onde a natureza tem um carácter forte e selvagem pela sua persevação, que se traduz em paisagens de uma imponência deslumbrante. Devido ao carácter paisagístico e à história que esta zona transborda, foi criado o Caminho Histórico, que percorre as principais vilas e aldeias num itinerário rural com vários séculos de história e com 230 km de prolongamento. O Caminho Histórico foi em fevereiro de 2016, distinguido com a Certificação Europeia “Leading Quality Trails – Best of Europe”, da responsabilidade de ERA (European Ramblers Association), integrando o lote exclusivo dos melhores destinos de caminhada na Europa.
Mais informação sobre o evento aqui.