Pelotão profissional sobe ao Alto Tâmega

A primeira edição da Volta ao Alto Tâmega, que vai realizar-se entre 22 e 24 de Maio, promete ser o emblema da forte ligação entre o ciclismo e os seis concelhos da região.

A prova, para equipas continentais e de clube, é uma forte aposta da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega para divulgar uma região com condições de excelência para a prática de diferentes disciplinas de ciclismo.

A Volta ao Alto Tâmega vai juntar a nata do pelotão nacional numa competição em quatro etapas, com um total de 335 quilómetros. A corrida começa às 17h30 do dia 22 de maio com um prólogo de 5 quilómetros, em sistema de contrarrelógio por equipas, a disputar em Chaves.

A etapa rainha será realizada no dia 23, ao longo de 197 quilómetros, com partida de Boticas, às 11h00, e chegada, cerca das 16h00, na serra do Larouco, Montalegre. No dia 24 a jornada competitiva é dupla. Às 9h00, o pelotão parte para uma viagem de 75 quilómetros, entre Valpaços e Ribeira de Pena, onde os corredores chegarão depois das 10h30. A partir das 16h00, corre-se o Circuito de Vila Pouca de Aguiar, na distância de 58 quilómetros.

Os corredores amadores e masters também marcarão presença, correndo o Troféu do Alto Tâmega Master, na manhã de dia 24, no mesmo Circuito de Vila Pouca de Aguiar, que, nessa tarde, decidirá o vencedor da corrida profissional.

A realização da Volta ao Alto Tâmega, que será organizada pela Fullsport, é o corolário da forte aposta no ciclismo dos seis concelhos do Alto Tâmega, Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.

Calendário de corridas nacionais no Alto Tâmega
2 de Maio, Taça de Portugal de Enduro, Larouco/Montalegre
22 a 24 de Maio, Volta ao Alto Tâmega
31 de Maio, Taça de Portugal de Downhill, Ribeira de Pena
31 de Junho, Taça de Portugal de Cross Country Olímpico, Ribeira de Pena
19 de Julho, Campeonato Ibérico Master, Vila Pouca de Aguiar
13 de Setembro, Taça de Portugal de Maratonas BTT, Chaves

Além destas corridas, espera-se o regresso da Volta a Portugal à serra do Larouco e os concelhos do Alto Tâmega vão acolher, em 2015, um total de 13 corridas regionais de Vila Real.

Parceiros