Quinta Maria Pires, o regresso às origens do Corta Mato de Amora

Ainda mal os raios de sol tentavam derreter a geada que se visualizava nas plantas existentes no solo. As primeiras comitivas iam chegando há Quinta Maria Pires, para participar no 31º Corta Mato Cidade de Amora.

Leia também

Corta-Mato Cidade de Amora com mais de mil de atletas

Texto: Rui Bastos
Fotos: Junta de Freguesia de Amora

31º Corta Mato Cidade de Amora

O 31º Corta Mato Cidade de Amora, foi uma prova organizada pela Câmara Municipal do Seixal, Junta de Freguesia de Amora, em parceria com o movimento associativo concelhio, a Federação Portuguesa de Atletismo e a Associação de Atletismo de Setúbal.

Uma prova que integra desde o seu inicio o Troféu de Atletismo do Seixal e os Jogos do Seixal.

O Corta Mato Cidade de Amora regressou ao seu local de origem, 31 anos depois, os atletas voltaram a Quinta Maria Pires, um local que foi invadido por gentes de todo o País e atletas que vinham dar o seu melhor neste circuito.

Marcaram presença atletas, escolas e clubes de grande nome desta modalidade.

Uma manhã de domingo muito soalheira, mesmo sentindo-se uma temperatura baixa normal para esta altura do ano.

A prova realizada na Quinta Maria Pires, tinha como plano de fundo o famoso Rio Judeu, um braço do Rio Tejo, que faz uma bacia de água aproveitada também para desportos náuticos.

Na presente prova estiveram presentes perto de 1500 atletas, distribuídos pelos diversos escalões que consistiram o evento, o Senhor Vereador do Desporto da Câmara Municipal do Seixal Bruno Santos fez questão de marcar presença e acompanhar a prova bem como o Srº Presidente da Junta de Freguesia de Amora Manuel Araújo.

Do Parque do Serrado para a Quinta Maria Pires

Com um trajecto totalmente novo e fora do local habitual (Parque do Serrado também localizado na Cidade de Amora) onde se realizaram as anteriores edições.

Os atletas viram a braços com um trajeto com dificuldade média, mudanças de direcção, alguns pontos de subida, que aliados ao piso de areia, por vezes mais macia, faziam a diferença nos atletas que estavam melhor preparados fisicamente.

Um percurso manteve sempre os atletas em pleno contacto visual, quando circulavam em sentidos opostos e também perto do público que se encontrava espalhados por algumas zonas do evento e incentivavam os participantes.

Srº José Serrano actual Presidente da Associação de Atletismo de Setúbal, um atleta que foi internacional nesta modalidade, em entrevista, elogiou imenso o trabalho da Câmara Municipal do Seixal em conjunto com a Junta de Freguesia de Amora.

Salientado “Este Corta Mato têm sempre uma elevada qualidade de percurso e condições para a prática da modalidade“.

Tendo deixado também uma mensagem que “brevemente a pista Carla Sacramento irá estar disponível para as atividades desportivas que nela se praticavam“, que se encontra neste momento a receber obras de benficiação.

Os vencedores

Quinta Maria Pires
Duarte Gomes – Sport Lisboa Benfica o vencedor

Mas voltando ao evento e não discurando os vencedores de todos os outros escalões realçamos a vitória do atleta Duarte Gomes, que venceu a prova de seniores masculinos, percorrendo os 10.000 metros do percurso em 32 minutos e 44 segundos.

Quinta Maria Pires

Seguiu-se Samuel Freire do Vitória FC Setúbal com 32 minutos e 54 segundos e Filipe Vitorino do Clube de Natação de Rio Maior conquistou o terceiro lugar com o tempo de 33 minutos e 03 segundos.

Quinta Maria Pires
Susana Cunha – Clube Recreio Desportivo de Águeda a vencedora

Na prova feminina do mesmo escalão, a atleta Susana Cunha, do Clube Recreio Desportivo de Águeda correu os 6.000 metros em 22 minutos e 28 segundos, seguida das atletas Ana Rebelo e Kcénia Bougrova, do Run Tejo, que terminaram a prova com o mesmo tempo, 25 minutos e 05 segundos.

Quinta Maria Pires

Foi com imenso prazer que o OPraticante.pt fez a cobertura deste grandioso evento e os nossos parabéns a todos os envolvidos neste projecto e atletas.

Parceiros

Deixe uma resposta