Rota das Aldeias Perdidas 2015

No domingo, dia 8 março, pelas 9:10 horas, junto às piscinas fluviais de Várzea da Serra, hora e local previsto pela organização para a partida da Rota das Aldeias Perdidas, um numeroso grupo de pedestrianistas iniciou a marcha, desejoso de conhecer a nascente do Rio Varosa e Anta de Mazes, a mítica aldeia desabitada, com casas de granito e telhados de colmo. O dia estava maravilhoso, solarengo e com temperatura amena, de autêntica primavera, excelente para caminhar.

Não demoramos a encontrar a nascente do Varosa – o local está assinalado com um marco onde se pode ler “Nascente do Varosa”, um grande terreno alagado de água e coberto de vegetação rasteira. Recolhidas as devidas fotos do local, avançamos por uma “floresta” de gigantescos aerogeradores de aço – o parque eólico – servido por largos estradões de terra batida.

Pelas 11h:30h, alcançávamos a aldeia da Anta de Mazes, povoado desabitado há muitas décadas e dono de um silêncio enigmático, onde paramos para descansar, fotografar, comer e conviver, pois o grupo era constituído por caminheiros de várias localidades, entre eles, o simpático grupo de caminheiros do Alto Douro. Antes de reiniciar a marcha, foi feita a “Foto de Família”, com o grupo todo, e outra foto só das mulheres caminheiras, pois comemorava-se o Dia Mundial da Mulher.

O regresso a Várzea da Serra fez-se por um estradão de terra batida, de onde se avistam os povoados de Meijinhos, Melcões e, no sentido oposto, o aterro sanitário de Bigorne.

Pelas 13:00h, entramos em Várzea da Serra e, mais à frente, junto às nossas viaturas, dávamos por terminado o percurso. Os dados recolhidos pelo nosso GPS registaram catorze mil, quinhentos e três metros, percorridos em quatro horas e vinte minutos, numa altitude compreendida entre os 853 e os 1057 metros.

Na despedida, ficou a promessa de reencontro nas próximas caminhadas agendadas, a saber:

Dia 29 de março – Rota das Cerejeiras em Flor – em Ferreiros/Lamego, organização dos A. C. D. Amigos de Ferreiros.

Dia 26 de Abril – Rota dos Moinhos – Organização da Secção de Pedestrianismo do T. C. Lamego.

Toda a informação de que necessita para participar nestes evento estará disponível, brevemente, em www.tenisclubelamego.com, onde poderá ver também as fotos da Rota das Aldeias Perdidas.

Este evento foi organizado pela Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, em colaboração com: Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego; Amigos de Ferreiros A.C.D; Revista – “O Praticante” ; Inovterra – Associação para o Desenvolvimento local e Câmara Municipal de LamegoRota das Aldeias Perdidas 2015

Parceiros