Rota de Santiago no Concelho de Lamego
Os 29 km da Rota de Santiago no Concelho de Lamego são parte integrante do Caminho Português Interior de Santiago que liga Viseu a Chaves. Habitualmente, este percurso é feito em dois dias mas, este ano e pela primeira vez, a organização propôs fazê-lo num único dia. Assim, o Caminho foi percorrido na manhã de sábado, dia 23 de Maio, e na tarde do mesmo dia. De manhã, os caminheiros fizeram a parte sul – começo em Bigorne e paragem para almoço no parque de Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego. De tarde, percorreram o Caminho norte do nosso concelho, com início em Lamego – Santuário – e final no Lugar do Torrão (Junto à ponte pedonal Lamego-Régua).
Pelas 8h:00 da manhã, os caminheiros foram recebidos pela Sr.ª Vereadora da Cultura, Educação e Desporto, Drª Andrea Santiago, no Salão Nobre da C. M. Lamego, onde adquiriram e carimbaram as credenciais de Santiago, fornecidas pela Associação Espaço Jacobeus de Lamego. De seguida, partiram em autocarro para Bigorne, local combinado para a partida dos caminheiros/peregrinos, iniciando aí a marcha, em direção a Magueija.
O dia estava solarengo, mas a manhã apresentou-se fresca – o clima ideal para se caminhar!
Pelas 11h:00, e já em Magueija, o grupo foi brindado com uma simpática receção organizada pela Associação para o Desenvolvimento Social, Cultural e Desportivo de Magueija (A.D.S.C.D.M.) e pelo presidente da União de Freguesias Bigorne, Magueija e Pretarouca Sr. Gilberto. Elementos vestidos com o traje popular de Magueija ofereceram bebidas frescas e iguarias da região aos caminheiros. O nosso agradecimento por esta receção, que já vem sendo tradição, não esquecendo o apoio incondicional do Sr. Vítor Oliveira da (A.D.S.C.D.M.) e do Sr. Gilberto.
Já depois de Penude, o grupo dirigiu-se para Arneirós e, por volta das 13h:45, parou junto ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, onde todos puderam descansar e almoçar.
Depois desta paragem, alguns caminheiros deram por terminada a sua peregrinação, mas outros se juntaram para palmilharem unicamente a segunda parte. Assim, cerca das 14h:30, o grupo partiu para a última etapa em direção ao lugar do Torrão, junto à ponte pedonal da Régua.
O troço mais comentado foi o da passagem pela ponte de alvenaria do Varosa, ponte construída para a linha de comboio para Lamego e que, como é sabido, nunca teve utilidade, sendo agora um trilho pedonal de terra batida de rara beleza.
Cerca das 17h:30, o autocarro da organização recolhia os participantes, junto ao Rio Douro, para o regresso a Lamego.
Ainda houve lugar, pelas 19h:00, à celebração da Missa do Peregrino de Santiago, na Igreja de Santa Maria Maior de Almacave.
Por último, um louvor aos caminheiros que colaboraram com a Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego nesta caminhada: Artur Simal; Hélder Silva e José António Rodrigues.
Este foi mais um evento com organização da Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego, Cursilhos de Cristandade de Lamego.
Se gosta de caminhar participe nos seguintes eventos:
– Domingo, 7 de junho, no percurso “Varandas do Douro”, na Freguesia de Ferreiros, com partida agendada para as 9h:15 no Largo do Coreto e organização dos Amigos de Ferreiros.
– Sábado, dia 20 de junho, Grande Rota Douro-Sul, cerca de 32 km, com organização da Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego
Mais informações em: www.tenisclubelamego