S. PEDRO COM MUITA TRADIÇÃO E SUCESSO

Foto: ©Bikeservice
A Póvoa de Varzim viveu nos últimos dias as festas do seu santo padroeiro, o São Pedro. Para fechar as mesmas em grande, realizou-se a grandiosa corrida com o seu nome, a Corrida de S. Pedro que vai já na sua 34ª edição.
Fonte: Helena Santos // OPraticante.pt
Fotos: Organização
Leia também
OLÍMPICA SUSANA GODINHO NA CORRIDA DE S. PEDRO
SUSANA GODINHO E BERNARDO ROCHA TRIUNFAM
XXXVI Corrida de S. Pedro
Integrada nas festividades locais de São Pedro, participar na corrida do padroeiro da Póvoa de Varzim é já uma tradição.
A cidade da Póvoa de Varzim, acolheu no domingo, 7 de Julho pelas 10 horas, mais uma edição da Corrida de S. Pedro.
O evento contou com a prova cronometrada de 10 km e com a caminhada solidária de 5km.
A Corrida de S. Pedro é coorganizada pelo Pelouro do Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, com a colaboração da Bikeservice, da Associação de Atletismo do Porto e do Conselho Regional de Arbitragem.
OPraticante.pt foi media partner do evento.
Percurso magnífico
A Corrida de S. Pedro teve partida e chegada junto ao Estádio do Varzim S.C..
O emblemático clube poveiro, apresentava aos atletas um percurso homologado pela FPA de dez quilómetros, percurso esse plano, propício a que os atletas obtivessem grandes marcas.
A primeira parte do percurso da prova decorria sobretudo na marginal poveira com passagem de ida e de volta na Avenida dos Banhos.
Neste percurso de cinco quilómetros destacam-se as passagens junto à marina da Póvoa e Igreja da Lapa.
Os atletas percorriam ainda a Avenida Mouzinho de Albuquerque e Avenida Santos Graça onde se encontrava a meta volante dos cinco quilómetros.
Para afincar ainda mais e para que essas grandes marcas fossem obtidas ao km 5 encontrava-se a presença de uma meta volante, com prémios monetários para os primeiros que passassem a mesma.
A segunda metade da apresentava um percurso com vários retornos e com curvas e contracurvas, que podem custar mais a manter o ritmo.
O último quilometro de prova permitia que os atletas voassem visto ser em terreno descendente e que deu prazer aos atletas com mais velocidade.
Apoio poveiro sem igual
Quem já correu na Póvoa de Varzim, sabe do que falo, se a vontade dos atletas é fazer o seu melhor, é aproveitar a zona para bater recordes pessoais, visto ser propícia a isso…
O povo poveiro também ajuda e muito à festa, no apoio e incentivo ao longo de toda a prova, tudo serve para apoiar, é raro o local onde passamos onde não se tenha apoio.
Desde nas ruas, passando pela praia, nas varandas, até nos carros, cafés e lojas todos os locais servem para ir apoiando a passagem dos atletas.
Diria mesmo em apoio não há gentes como as da Póvoa de Varzim.
A Póvoa de Varzim dá um exemplo de postura a muitas grandes cidades portuguesas e que dizem à boca cheia apoiarem o desporto, mas quando se vai a ver são somente palavras lançadas ao vento.
Bernardo Rocha vence Corrida de S. Pedro
Numa prova que foi bastante disputada do inicio até ao fim, Bernardo Rocha do Sport Comércio e Salgueiros saiu se melhor e venceu esta edição da Corrida de S. Pedro, terminando com o tempo 00:29:44.
A poucas milésimas de segundo e em segundo lugar ficou Francisco Rodrigues do Sporting Clube de Braga terminou com 00:29:44.
E como realmente foi bastante disputada, Rui Teixeira do Sporting Clube de Portugal fechou o pódio ao terminar em 00:29:50.
Susana Godinho madrinha da prova triunfou
De volta à Corrida de S. Pedro, Susana Godinho foi madrinha e grande vencedora feminina.
Susana Godinho, que vai ser a única representante Portuguesa na Maratona, no próximo dia 11 de Agosto nos Jogos Olímpicos em Paris, venceu ao terminar a prova em 0033:16.
Solange Jesus, atleta do Sporting Clube de Braga, terminou em segundo lugar com o tempo de 00:33:44.
A fechar o pódio feminino Rafaela Fonseca, do Recreio Desportivo de Águeda que terminou em 00:34:21.
OPraticante.pt marcou presença
OPraticante.pt esteve representado por Helena Santos (1107ª geral / 22ª F35) terminou a prova em 00:56:11, obtendo assim mais um recorde pessoal.
“Antes demais e porque nunca é demais agradecer. Muito obrigada pelo convite para participar na Corrida de S. Pedro ONE PLACE.
Uma prova cheia de Elite a correr!
Fiz esta prova em 2019 ainda me lembro do tempo 1h07.
Hoje… e com uma semana bem difícil a antecipar a prova, consegui fazer RP 0h56. Cada vez mais acredito que nada é por acaso.
Um percurso fantástico e ótimo para boas marcas!
O apoio dos poveiros é único, adoro as corridas na Póvoa porque temos um apoio único.
Parabéns a toda a organização tudo impecável!”– Helena Santos
Corrida de S. Pedro, caminhada solidária
A Corrida de S. Pedro é uma prova solidária, mais uma vez a totalidade das verbas conseguidas na caminhada, foram oferecidas na totalidade aos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim.
No total o valor foi de 1335€.
Evento com ótima organização
A Corrida de S. Pedro é uma prova com tradição, uma prova com história e ajuda muito ser na cidade que é, na altura que é.
Bem antes do tiro de partida, a zona circundante ao estádio do Varzim já estava lotada de atletas e de população que ali se juntava para apoiar.
No local, o secretariado funcionava a todo vapor na entrega dos kits, todo o espaço estava a rigor e ao centro com o mar e a praia como pano de fundo estava o pódio!
Ao lado da chegada, tudo estava pronto para receber os atletas que iam terminar a prova com vários locais de abastecimento e espaço de massagens.
Muitos parabéns também ao Joca, speaker de serviço, que teve mais uma vez um trabalho fantástico!
O Joca sabe bem o que faz!
E mais uma vez, os recordes de inscritos foram batidos. Muitos parabéns a todos os participantes e à organização pelo sucesso constante.
Se és fã de atletismo, em Janeiro de 2025 a Bikeservice volta a realizar a Corrida dos Reis, também na Póvoa de Varzim.
Se és fã de Granfondo, várias são as provas da Bikeservice em que podes participar!
É só consultar o site.