Subida à Glória para todos! – Inscrições abertas e limitadas a 300 participantes

Lisboa recebe a 11 de outubro a “Subida à Glória”, uma mítica escalada de bicicleta realizada em plena Calçada da Glória, no coração da capital alfacinha. O evento reedita uma prova nascida em 1910. Em 2013, a Federação Portuguesa de Ciclismo recuperou a tradição e este ano, delegou na empresa Podium Events a respetiva organização. Com inscrições limitadas a 300 participantes, entre os quais inúmeros consagrados das duas rodas, o objetivo é ser o mais rápido na subida e bater o recorde de 39,77 segundos estabelecido no ano passado por Ricardo Marinheiro, nome destacado do BTT.
A “Subida à Glória” é uma corrida aberta à participação de homens e mulheres, a partir dos 16 anos. As inscrições já começaram no site oficial da prova em  www.subidagloria.com.
No dia 11 de outubro, anónimos adeptos da bicicleta à mistura com figuras de renome do ciclismo nacional vão começar a subir, às 20 horas, em sistema de contrarrelógio individual (seguido de duas eliminatórias, as meias-finais e finais), a calçada que serve de caminho ao Elevador da Glória. Trata-se da rampa que liga a Baixa de Lisboa (Praça dos Restauradores) ao Bairro Alto (Jardim de São Pedro de Alcântara) e que tem 265 metros de comprimento e um declive médio superior a 17%.

Uma marca ao longo dos tempos

À falta de memória é preciso recorrer aos diversos registos da história para nos elucidarem sobre a primeira subida em bicicleta da Calçada da Glória. José Moura terá demorado 1 minuto e 23 segundos, em 1910, mas essa marca seria ultrapassada, anos mais tarde, em 1923, pelo jovem Alfredo Piedade com um fantástico registo de 1 minuto e 05 segundos com uma bicicleta de carreto normal na roda traseira e que pesava mais de 15 kg. Já em 1926, as notícias em vários jornais da época e as fotografias testemunham o recorde de Alfredo Luís Piedade: 55 segundos na escalada da Glória. No regresso épico desta prova, no ano passado, Ricardo Marinheiro estabeleceu novo recorde (39,77 segundos) e entre as mulheres, Ana Azenha foi a mais rápida com 1 minuto 06 segundos.

Parceiros