Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Trail Costa Vicentina – Um Trail cheio de História e Paisagens

O Trail da Costa Vicentina realiza-se dia 23 de outubro e conta com muitas paisagens de enorme beleza, juntando o turismo à pratica de desporto!

costa-vicentina07

O trail passa num dos melhores caminhos da Europa

Devido ao carácter paisagístico e à história que esta zona transborda, foi criado o Caminho Histórico, um itinerário rural com vários séculos de história e com 230 km de prolongamento que percorre as principais vilas e aldeias entre a cidade de Santiago do Cacém e o Cabo de S. Vicente . O Caminho Histórico foi em fevereiro de 2016, distinguido com a Certificação Europeia “Leading Quality Trails – Best of Europe”, da responsabilidade de ERA (European Ramblers Association), integrando o lote exclusivo dos melhores destinos de caminhada na Europa. Este Caminho Histórico está, todo ele, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, no litoral sudoeste de Portugal, entre a ribeira da Junqueira (São Torpes/Sines) e a praia de Burgau (Burgau/Vila do Bispo), onde a natureza tem um carácter forte e selvagem pela sua preservação, que se traduz em paisagens de uma imponência deslumbrante.

costa-vicentina09

Pedro Melo “estamos satisfeitos com aquilo que estamos a ver até à data”

Um dos Organizadores, Pedro Melo falou-nos de como surgiu a ideia deste Trail.

“Eu como sou um apaixonado pela costa alentejana, verifiquei nos meus passeios e visitas ás praias que havia uma grande lacuna em termos de Trails e que teríamos aí uma possibilidade muito boa de divulgar não só o Trail como também as praias e a Costa Vicentina, onde predominam locais de enorme e rara beleza, juntando o turismo à pratica de desporto.

costa-vicentina08

Com a ajuda da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e a Câmara Municipal de Sines, que receberam a ideia com muito agrado e disponibilizaram-se desde a primeira hora para desenvolver este projecto, nasceu o Trail da Costa Vicentina.”

Pedro acabou com “estamos satisfeitos com aquilo que estamos a ver até à data, estamos a uma semana da prova e já estão cerca 270 inscritos que para uma primeira edição é muito positivo, pois tínhamos uma expectativa e ela foi sem dúvida ultrapassada.”

Inscreve-te! Hoje, dia 14, é o ultimo dia de inscrições e não podes perder este prova que percorre um dos melhores caminhos da Europa

Distâncias e Altimetria

59 km
Desnível positivo: 1272 metros
Desnível negativo: 629 metros
Desnível acumulado: 1901 metros
Elevação mínima: 10 metros
Elevação máxima: 264 metros

26 km
Desnível positivo: 422 metros
Desnível negativo: 318 metros
Desnível acumulado: 740 metros
Elevação mínima: 114 metros
Elevação máxima: 264 metros

14 km
Desnível positivo: 299 metros
Desnível negativo: 170 metros
Desnível acumulado: 469 metros
Elevação mínima: 114 metros
Elevação máxima: 264 metros

Sobre o Autor

Artigos relacionados

1 Comentário

  1. Pingback: Trail da Costa Vicentina em sentido inverso - Opraticante

Deixe uma Resposta