Trail das Dores

Trail das Dores! desde logo o nome diz muito acerca do evento realizado em 27 de Setembro de 2015.

A organização do evento esteve a cargo dos atletas da equipa Trilho Perdido, liderada por Rui Brilhante, com o apoio de inúmeros amigos e voluntários que se dedicaram a este evento no pressuposto de proporcionar um evento memorável e de qualidade, revertendo parte do valor apurado nas inscrições, para a requalificação do Centro de Convívio Cultura e Desporto de Abitureiras, situado na localidade de Abitureiras, situada na margem direita do Rio Tejo.

A zona caracteriza-se por uma geografia muito própria, marcada por umas zonas de declives pronunciados sobretudo a norte da freguesia.

Em Abitureiras o dia amanheceu muito nublado, o que desde logo fazia antever um dia de muito calor na paisagem ribatejana. Os cerca de 550 participantes entre atletas e caminheiros compareceram à chamada para o grande dia e desde logo foram agraciados com um surpreendente abastecimento. O abastecimento Zero! Pois se existem abastecimentos ao longo do percurso e que não distam mais de, em média uns 9km entre si, porque não preparar um abastecimento para quem havia feito dezenas e até mesmo centenas de quilómetros para participar no evento. Foi este o entendimento da organização e assim enquanto se procedia à entrega dos kits de participante, os mesmos iam tomando ou reforçando o seu pequeno almoço, composto de pão, fiambre, doces diversos e até a ginjinha se encontrava na mesa onde inclusivamente não faltou a torradeira, quase dispensando apresentações a máquina de café.
Enquanto decorria a entrega dos Kits, a decorrer no largo da igreja, neste mesmo local os participantes confraternizam entre si e preparam-se para os exercícios de aquecimento a que se seguiu o briefing para que todos fiquem informados de questões relevantes no decorrer da prova.

O evento realizou-se em diferentes distâncias, a saber:
Trail Longo – 35kms, D+ 920 metros
Trail – 20kms, D+ 740 metros
Caminhada de 12 kms

A partida anunciada pelo toque dos sinos da torre da Igreja, sensivelmente à hora prevista, faz-se em ambiente animado e os atletas partem, fazendo uma breve passagem pelo centro da povoação, dirigindo-se depois à zona de floresta e de áreas abertas pelo campo fora, entre trilhos e vegetação abundante, num constante serpentear entre pequenos montes e vales, sempre seguidos do atleta vassoura, desta feita João Campos, na prova longa e Ana Galhardo na prova mais curta e que, à “vassourada” garantiam que nenhum atleta ficava perdido por terras ribatejanas.
Ambas as provas seguem um percurso comum até ao km 18, na povoação de Albergaria, verificando-se um primeiro abastecimento ao atravessar a povoação de Póvoa do Conde, onde moradores assistem e aplaudem à passagem dos atletas.
À passagem por Porto de Oliveira, a existência de novo abastecimento que iria prover à reposição de energia bem necessária aos participantes, pois o sol não dava tréguas e já que pelos km 14 a 16, em zona bastante técnica, com a passagem por trilhos bastante íngremes, fosse em sentido ascendente ou descendente, verificando-se inclusive a existência de cordas, em modo de utilização opcional.
Pelo km 18, enquanto os atletas da prova de 20 km se dirigiam para o centro de Abitureiras em direção à meta, os atletas da prova de 35 kms, sob um calor abrasador improvável para a época do ano, seguiam em percurso técnico até Joaninho, povoação ao km 24, e por fim Praia da Nela (Casais da Aroeira), concluindo assim a prova alguns kms à frente no largo da Igreja, de onde haviam partido.
As marcações dos percursos encontravam-se bastante bem colocadas e em cores claras, logo bastante visíveis, possibilitando sempre a antecipação de mudanças de direção.
O evento, nesta que foi a II edição contou, com um total de 500 participantes e um grande número de visitantes, amigos e apoiantes dos atletas oriundos de vários pontos do país.
Enquanto os atletas chegavam, em ambiente de festa, já o almoço estava a ser preparado e o espaço estava pronto para receber todos os presentes, que desfrutaram de um almoço composto de bifana, sopas diversas, sobremesas e bebidas.

Recolhida a opinião de João Neves, atleta do AFDD Run Crew trail Montijo, estreante na distância de 35 kms, o mesmo referiu que: “Tendo ganho coragem ou perdido o juízo, eu e alguns colegas do grupo resolvemos participar neste trail que á partida pelo atrativo nome já deixava a adivinhar o que nos esperava. Chegados ao local, colocaram-se-me diversas questões: se estava preparado? NÃO, se estava motivado? NÃO, se me sentia feliz? SIM, pois seria impossível não o estar perante aquele fantástico ambiente. Ao longo fui-me deparando com umas descidas e subidas muito acentuadas e demasiado técnicas para mim, acabando algumas descidas em modo “sku”. Nas subidas, com corda, até se tornou fácil, pior foi nas que não tive esse apoio. Os abastecimentos 5 estrelas ao longo do percurso para motivar a continuar, foram decisivos. Aas marcações no terreno estavam super para ninguém se perder. Sempre na companhia do meu amigo Sérgio Rodelo, na parte final tive também a companhia das amigas cãimbras. “Aí por que razão me tinha metido nisto, pensava”. Mas vale bem a pena o esforço e a dedicação à conclusão da prova, pois chegar ao final e ter os amigos à espera, é super. Venha a próxima”

A entrega de prémios decorria, sem hora marcada, em simultâneo com a chegada dos atletas, sugerindo-se no entanto que a mesma, em futuras edições, possa ocorrer em horário definido de forma a que a maioria possa estar presente na cerimónia.

Um evento organizado por atletas, para atletas.
Uma prova a marcar no calendário no próximo ano.

Concluíram a prova de 35km, 118 atletas e a prova de 20 km foi concluída por 239 atletas. As classificações ficaram ordenadas da seguinte forma:

35 km – masculinos
1º Ricardo Moreira – União Desportiva e recreativa da Zona Alta – 2:48:59
2º Omar Garcia – A20km Almeirim – 3:03:27
3º Carlos Taveira – aminhacorrida/Kalengi – 3:05:31

35 km – femininos
1ª Sonia Tubal – Monsanto Running Team – 3:56:44
2ª Vanda Fernandes – pace.makers – 4:04:45
3ª Emilia Silveira – Monsanto Running Team – 4:09:54

20km – masculinos
1º António Silvino – A.C. S. Mamede – 1:37:30
2º José rosário – Porto de Mós a Correr – 1:38:43
3º Luís Albino – Casa do Benfica de Abrantes – 1:42:22

20 km – femininos
1ª Anabela Remédios – A.C. S. Mamede – 1:27:13
2ª Paula Rodrigues – Scalabis Night Race – 2:10:49
3ª Armanda Oliveira – Elfos Team – 2:14:29

O Praticante / Asas do Milenium participou com um atleta, que obteve o seguinte resultado:
Isabel Barra – 20 º lugar geral feminina e 9º lugar no escalão F40 – 2:57:31

Clique aqui para ver mais fotos de MBM run and foto sobre esta prova

Texto de: Isabel Barra

Parceiros