Três centenas de jovens no 13º Prémio ACR Roriz

Com a participação de cerca de três centenas de jovens atletas, o 13º Prémio de Ciclismo Associação Cultural e Recreativa de Roriz animou as ruas da freguesia barcelense com a realização de provas pontuáveis para a Taça de Portugal de Cadetes – Liberty Seguros e para o Troféu Revelações Estrada – Raiz Carisma.
Diogo Vieira venceu a corrida da Taça de Portugal de cadetes e Fabio Silva e Zaida Martinez a de juniores. A iniciativa conheceu ainda os seguintes vencedores: Maria Jesus Barros (femininos), Diana Marques (cadetes femininos), João Lobo e Mariana Almeida (juvenis), João Martins e Beatriz Pereira (infantis), Tomás Gaspar e Ana Monteiro (iniciados) e Joaquim Moreira e Jéssica Oliveira (pupilos/benjamins).
Numa autêntica “festa do ciclismo jovem”, aquela que é conhecida como a “Roubaix portuguesa” numa alusão à clássica prova francesa, contou com a presença de bastante público, tendo sido organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cultural e Recreativa de Roriz.
Com exceção da corrida de cadetes – primeira prova da Taça de Portugal que teve um percurso de 61,6 quilómetros – as diversas provas foram realizadas em circuito fechado nos arruamentos da localidade de Roriz (Barcelos).
Diogo Vieira (Tensai/Santa Marta), depois de cumprir o percurso de 61,6 kms que integrou uma passagem pelo centro de Barcelos, foi o vencedor da prova de cadetes pontuável para a Taça de Portugal. Um grupo restrito de corredores, que se adiantou mais de dois minutos em relação ao pelotão principal, esteve na discussão da corrida até cerca de dois quilómetros do final, altura em que Diogo Vieira lançou um ataque que o conduziu à vitória. Com a diferença de 13 segundo, Pedro Lopes (Tensai/Santa Marta) cortou a meta em segundo lugar, Nelson Pereira (EC Carlos Carvalho) em terceiro e Luís Pereira (Seissa/Roriz/Matias e Araújo/Frulact) em quarto. Coletivamente impôs-se na corrida de cadetes a formação Moreira Congelados/Feira/KTM seguida da Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel e da Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact .

Na prova de juniores, na extensão total de 36 quilómetros em circuito, venceu Fabio Silva (C.C. Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.) que chegou à meta na companhia de Francisco Campos (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel), Álvaro Ferreira (C.C. Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.), João Maio (Bairrada) e Luís Pereira (C.C. Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.) que terminaram a prova por esta ordem. A melhor equipa de juniores foi a C.C. Avidos / Metalização A. Lemos, Lda., terminando a Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel em segundo e a Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact em terceiro.
As espanholas Maria Jesus Barros (CC Spol/Novacaixa Galicia) e Zaida Martinez (C.C. O Rosal Sta Mariña) foram as melhoras atletas em elites e juniores e Diana Marques (C.C. Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.) em cadetes.
João Lobo (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact) venceu ao sprint a corrida de juvenis, terminando à frente de Manuel Barbosa (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact) e de Daniel Dias (Associação Cult. Desportiva Ciclismo-Trofa). Na classificação feminina de juvenis a melhor foi Mariana Almeida (Moreira Congelados / Feira / KTM) seguida das atletas Beatriz Martins (União Ciclismo da Trofa) e Mariana Ferreira (C.C. Barcelos/ AFF /Orbea / Onda).
Após a realização das provas de infantis (em linha e gincana) o melhor no 13º Prémio de Ciclismo Associação Cultural e Recreativa de Roriz foi João Martins (Escola de Ciclismo Arca de Noé – Gaia), classificando-se Diogo Silva (C.C. Barcelos/ AFF /Orbea / Onda) em segundo e João Cunha (União Ciclismo da Trofa) em terceiro. Beatriz Pereira (CRC / Garbo / Vegas Cosmetics) venceu a classificação feminina, seguindo-se Beatriz Roxo (Escola de Ciclismo Arca de Noé – Gaia) e Nicole Gonçalves (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact)).

Em iniciados as provas foram ganhas por Tomás Gaspar (Escola Ciclismo Ovar-Território de Emoções) que se superiorizou a João Martins e Gabriel Baptista, ambos da equipa Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact, vencendo a classificação feminina Ana Monteiro (Escola de Ciclismo Arca de Noé – Gaia) seguida de Lara Pereira (União Ciclismo da Trofa) e Milza Gonçalves (Escola de Ciclismo Arca de Noé – Gaia).
Na prova de destreza de pupilos/benjamins os melhores foram Joaquim Moreira (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) e Jéssica Oliveira (Escola Haibike RMC ADSL).
A equipa Escola de Ciclismo Arca de Noé – Gaia foi a melhor formação de escolas, terminando o 13º Prémio ACR Roriz à frente da Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact e da Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel.

O 13º Prémio de Ciclismo Associação Cultural e Recreativa de Roriz teve o apoio das seguintes entidades: Federação Portuguesa de Ciclismo, Câmara Municipal de Barcelos, Junta de Freguesia de Roriz, Raiz Carisma, Cision, POPP Design, Herdmar, Arrecadações da Quintã, Seissa, Matias & Araújo, SA., Sidónios, Frulact, Almeida & Miranda, BioTechUSA, Class Wash, EDC Adrasa, Ferreirolux, Roriz Mel, Confort Barcelos – Eletrodomésticos, Givec, FisiPadrão, Grupo Medicávado, Restaurante Pizzaria La Fiamma, BPI, Leão d´Ouro, Nutrigo.pt, MiniPreço – Roriz, LCP, Lima & Barros, MCG – Manuel Costa Gomes, Reciol, Optibor, MGLS, Quinta da Granja, Nata Selvagem, MGB Biks, Nicos Kids, Ciclismo a fundo (revista oficial), Roda na Frente, acmTV (www.acmtv.pt).

As próximas provas de ciclismo de estrada a organizar pela Associação de Ciclismo do Minho serão o 13º Circuito de Palmeira (Braga) / Prémio Peixoto Alves (3 de maio – Troféu Revelações Estrada – Raiz Carisma), Prémio Junta de Freguesia de Golães / Troféu José Martins (9 de maio – Taça de Portugal de Juniores – Liberty Seguros / Troféu Revelações Estrada – Raiz Carisma) e o 18º Prémio Cidade de Viana do Castelo – Município Saudável (Encontro Inter-Regional de Escolas Ciclismo e Taça de Portugal de Paraciclismo – Liberty Seguros).

Texto: ACM
Fotografia: Jorge Almeida

Parceiros