Troféu CAR Anadia – Wim Stroetinga e Ana Usabiaga primeiros vencedores

O holandês Wim Stroetinga e a basca Ana Usabiaga ganharam ontem, em Sangalhos, as provas de scratch do Troféu Centro de Alto Rendimento (CAR) Anadia, únicas finais disputadas no primeiro dos três dias da competição de classe 1 internacional. Ivo Oliveira (Liberty Seguros/Carglass) está a discutir o pódio na disciplina de omnium, chegando a metade do concurso no segundo lugar.

A prova masculina, de 15 quilómetros, foi disputada em ritmo vivo, mas decidiu-se com um ataque do espanhol David Muntaner (ActiveJet Team), que desmantelou o pelotão com uma poderosa arrancada, a quatro voltas do final. A resposta pertenceu a Theo Bos (Seleção da Holanda) – corredor da equipa continental profissional MTN-Qhubeka -, que fez a perseguição, conseguiu a junção ao espanhol e ainda lançou o sprint do compatriota Wim Stroetinga, nos últimos 50 metros. O suíço Claudio Imhof foi o segundo e Bos fechou o pódio.

O melhor português na corrida de scratch para a categoria de elite foi Miguel Amorim (US Créteil), quinto a cortar a meta, logo a seguir a David Muntaner, cujo ataque não lhe garantiu entrada no pódio.

Ana Usabiaga (Eustrak-Euskadi) ganhou a prova de scratch feminina, que totalizou 10 quilómetros, com grande à vontade. A segunda classificada foi a irmão e companheira de equipa, Irene Usabiaga, a uma volta. A duas voltas, no terceiro posto, colocou-se a portuguesa Ana Azenha.

As competições de omnium para elite iniciaram-se nesta sexta-feira. Ivo Oliveira (Liberty Seguros/Carglass) esteve em destaque no setor masculino, chegando a metade da competição – após somar os pontos das provas de volta lançada, perseguição individual e eliminação – no segundo lugar, apenas a 6 pontos do holandês Tim Veldt, vice-campeão mundial desta disciplina, em 2014. O terceiro, com a mesma pontuação de Ivo Oliveira, é o suíço Claudio Imhof.

O concurso feminino de omnium é comandado por Ana Usabiaga e Irene Usabiaga, com 118 e 116 pontos, respetivamente. A melhor portuguesa é Ana Azenha, terceira classificada, com 108.

Outra disciplina cujo desfecho está marcado para sábado é a de velocidade, na qual, durante as eliminatórias, já foi possível ver em ação o francês Grégory Baugé, dono de nove medalhas de ouro em mundiais e atual dono da camisola arco íris nesta especialidade.

O Troféu CAR Anadia disputa-se até domingo. Hoje, sábado, haverá competição entre as 9h30 e as 14h15 e entre as 16h00 e as 20h30. A entrada é gratuita.

Parceiros