Últimas inscrições “Subida à Glória Jogos Santa Casa”

12 de setembro, sábado, a partir das 21horas
Ricardo Marinheiro, Ruben Faria e Joaquim Gomes estão a postos!

Quem vão ser os corajosos a pedalar rampa acima os 265 metros da Calçada da Glória com declive médio superior a 17%? Quem vai fazer parte de uma tradição que nasceu, em Lisboa, em 1910? E quem será que vai conseguir bater o supersónico recorde de Ricardo Marinho estabelecido em 36,68 segundos? A partir das 21 horas deste sábado, 12 de setembro, todas as dúvidas começam a ser esclarecidas no empedrado entre a Praça dos Restauradores e o Jardim de São Pedro de Alcântara, que vai servir de palco à Subida à Glória Jogos Santa Casa!
Entre os “corajosos” estão já confirmadas participações dos vencedores do ano passado, Ricardo Marinheiro e Vanessa Fernandes. Vindo das motos, Ruben Faria vai colocar-se à prova numa das atividades que mais gosta de fazer, o ciclismo. Entre os históricos do ciclismo nacional, juntam-se ao diretor da prova, Joaquim Gomes, o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira e outras antigas glórias das duas rodas como Carlos Santos, Fernando Carvalho, Paulo Ferreira e Alexandre Rua.

As inscrições estão abertas até ao final desta sexta-feira, 11 de setembro no site www.subidagloria.com .
Após a confirmação dos participantes, que acontece entre as 15horas e as 19horas de sábado, será conhecido o horário e respetiva ordem de partida.

O “Torpedo da Glória”

A “Subida à Glória Jogos Santa Casa” é realizada a pedalar num trajeto com 265 metros de comprimento e um declive médio superior a 17%. Os amantes anónimos da bicicleta juntam-se a  várias figuras para subir a desafiante e vertiginosa Calçada da Glória que os Rádio Macau imortalizaram em música nos anos 80. As inscrições são limitadas a 300 participantes, homens e mulheres, a partir dos 16 anos.
Todas as subidas são cronometradas, sendo apurados os quatro melhores tempos masculinos e femininos que, por sua vez, vão discutir, a partir das 23h30, as semifinais e a finalíssima com vista a descobrir quem é o “Torpedo da Glória” da edição de 2015. O objetivo é ser o mais rápido na subida e bater o recorde de 36,68 segundos estabelecido por Ricardo Marinheiro, figura destacada do BTT, que em 2014 venceu, pela segunda vez consecutiva. Do lado feminino a melhor marca pertence à ribatejana Vanessa Fernandes com 1 minuto e 1 segundo.
Este ano, os Jogos Santa Casa decidiram a este evento lúdico-desportivo, enquadrado na primeira Semana Europeia do Desporto promovida pela Comissão Europeia (7 a 13 de setembro), em que os Jogos Santa Casa participam ativamente juntamente com outras lotarias europeias congéneres.

Últimas inscrições, informações e regulamentos em www.subidagloria.com

Parceiros