Vale Grande, Grande Prémio voltou!

Viveram-se tempos de alguma ansiedade a aguardar pelo parecer da Câmara Municipal de Odivelas e da Direção Geral de Saúde acerca da aprovação da 4ª edição do Grande Prémio do Vale Grande (GPVG).

Após várias adaptações às exigências dos tempos de pandemia, a decisão tardava em chegar. A resposta positiva chegou duas semanas antes da data de realização da prova, o dia 5 de Outubro. Instalou-se um misto de alegria e apreensão.

Texto: Carla Henriques
Fotos: Cedidas pela organização

E agora como vai ser? Ainda conseguimos organizar?

Não baixámos os braços e metemos mãos à obra! Todos juntos!

A Associação Vale Grande e o seu presidente, o João Tomás, a equipa de atletismo e o seu diretor desportivo, o Rui Martins e todas as entidades envolvidas empenharam-se a 100% para fazer o melhor GPVG de sempre.

Após a edição virtual em 2020, queríamos muito estar com todos os atletas presencialmente, pois as saudades eram imensas.

O pensamento era só um: “Vamos meter os atletas a correr na nossa terra”.

E a adesão foi fantástica! Em duas semanas esgotámos a nossa prova de 10 quilómetros, conhecida pelas suas rampas, com 220 de desnível positivo, que faz dela um dos maiores desafios e empenos no cartaz das provas de estrada da região de Lisboa, nesta distância.

É caso para dizer que quem faz o GPVG nunca mais se esquece!

Sempre em contagem decrescente para o 5 de Outubro, num ritmo de trabalho acelerado, conseguimos passar do sonho à realidade e estava tudo pronto para receber os nossos bravos guerreiros.

Eis que o grande dia chega… Grande Prémio do Vale Grande

E eis que o grande dia chega… Pelas 9 horas, 200 corajosos atletas divididos por escalões, partiram por vagas, de 30 em 30 segundos, junto à Associação Vale Grande, para 10 quilómetros super disputados.

Os primeiros 5 quilómetros são mais rápidos, com algumas descidas, o retorno é feito na Pontinha, e no regresso com muita subida até à meta.

O grupo da frente imprimiu um ritmo elevado e, foi uma verdadeira luta pelo primeiro lugar até ao fim, sendo que o vencedor só se deixou adivinhar já mesmo em cima da meta.

Foi uma chegada emocionante!

Vale Grande

Vitória para o André Alves do Clube Futebol “Os Belenenses” com 35 minutos e logo 2 segundos depois chegou o Hugo Rodrigues do Povoense. O terceiro lugar foi conquistado pelo Tiago Graça com 35´:35´´.

Nas mulheres, que foram fantásticas, a Joana Fonseca foi a grande vencedora com 39´:18´´, seguindo-se a Kcénia Bougrova com o tempo de 40´:23´´e o terceiro lugar do pódio foi ocupado pela Ana Rebelo que finalizou com 43´:23´´.

Vale Grande

Na chegada à meta as medalhas foram entregues aos atletas finalistas pelos utentes da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL), que foram uma ajuda preciosa.

Houve prémios para a geral masculina e feminina e para os escalões (que eram de 10 anos) e também para as equipas. No pódio das equipas, a grande vitória foi para a Run Tejo – CM Socks que esteve presente com 21 atletas, segundo lugar para a equipa MTBA e na terceira posição ficou o Correr Lisboa.

Vale Grande

Que ambiente fantástico! Muitos amigos, muita alegria!

Esta prova é fundamental para manter vivo o espírito do atletismo no concelho de Odivelas. Salientamos ainda que a Associação Vale Grande é o único clube de Odivelas com atletismo.

É necessário apostar mais nesta modalidade. O objetivo é chegar a cada vez mais pessoas, sendo o atletismo uma modalidade desportiva que pode e deve ser praticada por todos, dentro das capacidades de cada um.

É muito importante investir na saúde da população e promover a prática desportiva.

Vale Grande

A Associação Vale Grande está a desenvolver vários projetos neste sentido, dos quais destacamos, a escola multidesportiva para idades entre os 6 e os 15 anos, a abrir brevemente.

Nada disto teria sido possível sem o apoio das diversas entidades que se associaram à nossa prova, a quem muito agradecemos, nomeadamente, a Câmara Municipal de Odivelas, a Junta de Freguesia Pontinha e Famões, o Intermarché, a Autocambota, a Biobarra, as Águas Luso, a APCL, entre outros.

Estamos muito felizes com o nosso GPVG 2021. O feedback foi extremamente positivo.

Sentimos que os atletas saíram daqui satisfeitos e essa é a nossa maior recompensa, ver a superação, os sorrisos nos rostos, as conquistas e a garra destes guerreiros dentro e fora do asfalto, sempre com um enorme fairplay e respeito pelo adversário. Muito obrigada pela vossa participação!

Que ambiente fantástico! Muitos amigos, muita alegria!

Um GPVG feito por atletas para todos os atletas. Muitos parabéns a todos!

Grande orgulho no trabalho e dedicação de todas as pessoas que estiveram connosco nesta edição!

O ano de 2022 promete mais e melhor! Até lá excelentes treinos!

Parceiros

Deixe uma resposta