Dia Mundial da Osteoporose comemorado com corrida

Dia Mundial da Osteoporose juntou 3000 participantes na 7.ª Corrida e Caminhada dos Ossos Saudáveis

Troféus originais
Troféus originais

No âmbito do Dia Mundial da Osteoporose, assinalado a 20 de outubro, o fim de semana mais saudável terminou hoje com a 7.ª edição da Corrida e Caminhada dos Ossos Saudáveis.

Cerca de 3000 participantes correram e caminharam pelas artérias adjacentes à Rotunda da Boavista, contribuindo assim para mais uma mobilização e sensibilização para a prevenção da osteoporose.

A caminhada
A caminhada

Entre estes destaca-se a presença de 500 participantes da Universidade do Porto, entre os quais o Reitor Professor Doutor Sebastião Feyo de Azevedo.

O que é a Osteoporose e como surge?

A Osteoporose é uma doença do esqueleto, podendo atingir qualquer porção do mesmo. Caracteriza-se pela diminuição da resistência óssea, tornando os ossos mais vulneráveis a fracturas.

O nosso esqueleto está preparado para suportar cargas em diversos sentidos e de diversas formas: o osso osteoporótico torna-se frágil, quebradiço, incapaz de suportar cargas, mesmo que mínimas.

O osso é constituído por minerais, dos quais se salienta o cálcio, e por matéria orgânica rica em proteínas, entre as quais se destaca o colagéneo (que é a proteína mais abundante do nosso organismo).

A quantidade de massa óssea é adquirida, quase na totalidade, até aos 20 anos: entre os 20-30 anos é atingido o auge em termos de massa óssea a que se chama capital ósseo, que vai diminuindo a partir dos 40-45 anos de uma forma contínua em ambos os sexos e, no caso da mulher, de forma abrupta e rápida depois da menopausa.

Na verdade, à medida que a idade avança, o processo contínuo e obrigatório de remodelação óssea (indispensável e desejável num osso normal) realiza-se de uma forma desequilibrada: isto é, o osso destruído é sempre superior ao osso formado.

Isto conduz a uma estrutura óssea composta por travessas muito finas a que se chama trabéculas, que se tornam mais frágeis e descontínuas.

Por vezes, a Osteoporose pode ser acelerada por certas doenças ou medicamentos (por exemplo: derivados da cortisona).

Mais informação aqui.

Os vencedores foram

Os três primeiros
Os três primeiros

Henrique Neves, da A. R. Luz e Vida Gondomarense, foi o primeiro atleta a cortar a meta aos 29m18s. Seguiram-se Bruno Santiago, da ICE Power, com 29m27s, e Sérgio Pereira, do Clube Spiridon de Gaia, com 29m59s. Sónia Pinto foi a primeira atleta feminina a cortar a meta aos 32m09s, seguindo-se Sónia Barros da UPorto, com 34m09s, e Daniela Gregório a terminar a prova com 35m43s.

No dia anterior à corrida a Associação Portuguesa de Osteoporose promoveu um dia de rastreios, esclarecimentos médicos e palestras médicas com o objetivo de partilhar conhecimento sobre a osteoporose e promover a saúde.

As três primeiras
As três primeiras

Com mais esta edição, espera-se que a sensibilização para a prevenção precoce da osteoporose, para uma alimentação adequada e a prática de exercício tenham saído reforçadas.

Visualize mais fotos aqui.

Parceiros