Marginal de Vila do Conde invadida de corredores

A chuva ameaçava ensombrar a 3ª edição dos 10 Km da Marginal de Vila do Conde ATM o que felizmente não aconteceu, mas foi o forte vento que se fez sentir na manhã do passado domingo 23 de outubro de 2016 que dificultou a vida aos atletas.

Baltazar Sousa, atleta e líder da secção de atletismo do Boavista FC, confessou na sua página do facebook “Apesar de correr ser um prazer, confesso que hoje senti desprazer pela corrida”, e acrescentou “Nunca gostei de correr com tanta ventania, ainda mais agora que a idade pesa”.

Marginal

10 Km da Marginal de Vila do Conde

A prova composta por uma corrida de 10 km e uma caminhada de 5 km é uma organização da Runporto com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde, da Associação de Atletismo do Porto e do Conselho Regional de Arbitragem da AAP.

Vila do Conde acordou com um tímido sol de Outono que nos recorda que o verão já la vai para dar agora lugar à nova estação, mesmo assim estavam reunidas as condições para mais uma bela corrida a beira-mar com uma organização de grande qualidade.

Marginal

Vertente solidária de apoio aos Bombeiros

Este ano o evento com uma vertente solidária somou cerca de 1.503 participantes a correr ou a caminhar que permitiram angariar 1.503 euros para os Bombeiros Voluntários de Vila do Conde.

Uma partida com um atleta inesperado o “vento”

Com partida marcada para as 10 horas, a prova iniciou-se e terminou junto à Av. do Brasil, com o Forte de S. João Baptista em pano de fundo.

À hora marcada, deu-se o tiro de partida e a marginal de Vila do Conde encheu-se de cores com centenas de atletas a percorrerem as ruas de Vila do Conde.

Trata-se de um percurso interessante que inicia-se na marginal com uma passagem junto a Nau Quinhentista e dirige-se de seguida em direção à Póvoa de Varzim.

Marginal

O retorno dá-se na marginal um pouco antes da Igreja da Nossa Senhora dos Navegantes.

O percurso é muito competitivo não havendo subidas ou descidas acentuadas, sendo que a única dificuldade foi o vento que corria em sentido contrário.

A organização colocou um posto de abastecimento de água aos 5 km como é habitual nestas distâncias. No final, cada atleta recebeu a tradicional medalha de participação.

Marginal

Sport Lisboa Benfica ganha em Masculinos

Na vertente competitiva da prova, a final foi renhida com os três primeiros, a terem uma diferença de cerca de 40s entre o 1º e 2º, bem como entre o 2º e 3º.

Rui Pedro Silva, ainda em representação do Sport Lisboa e Benfica, que recentemente assinou pelo Sporting Clube de Portugal, para a nova época, foi o grande vencedor, cortando a meta aos 31m35s, um tempo que fica aquém das suas capacidades, mas este ano o vento não jogou a favor dos atletas. Seguiram-se Fernando Serrão, do Sporting Clube de Portugal, com 32m13s, e António Moreira, do N A Cucujães, com 32m52s, ocupando o 2.º e 3.º lugares respetivamente.

Marginal

Sporting Clube Portugal em femininos foi o vencedor

A atleta Susana Godinho, do Sporting Clube de Portugal, foi a primeira atleta feminina, terminando a prova com 36m07s, seguindo-se Ana Lopes, do Grecas, aos 37m30s, e Rute Simões, do Grecas, aos 37m49s, a fechar o pódio apenas a 19 segundos da segunda classificada.

Esta 3.ª edição demonstra sem qualquer dúvida que tem o seu lugar no panorama das provas de estrada no norte do país com a presença de atletas de diversos clubes de atletismo, incluindo os mais representativos clubes nacionais.

Equipa AD Amarante / OPraticante.pt
Equipa AD Amarante / OPraticante.pt

A nossa representação

A Associação Desportiva de Amarante / OPraticante.pt teve uma equipa de 7 atletas a participar nesta prova, tendo Miguel Queirós completado em 40min02seg, 62º na geral / 17º escalão M35, Carlos A. Macedo – 46;29, 235º G / 6º M60, Osvaldo Teixeira – 46;31, 238º G / 7º M60, José Azevedo – 47;09, 256º G / 20º M55, Clara Carvalho – 48;42, 311ª G / 7ª F40, Jaime Pereira – 51;28, 423º G / 14º M60 e Fernando Cerqueira – 53;02, 481º G / 39º M50.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Davide Pinheiro
Fotos: Davide Pinheiro e Runporto

Parceiros