Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Os gladiadores estão de volta a Santiago do Cacém

Os Gladiadores no Miróbriga Trail Run | Inatel é uma organização do União Sport Club, Inatel e União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e S. Bartolomeu da Serra e apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém.

Santiago do Cacém

Trail Running do Litoral Alentejano proporcionará a volta dos gladiadores

O evento realiza-se, dia 16 de setembro, pelas 9:00h, com partida e chegada no Auditório António Chainho, na Cidade de Santiago do Cacém.

Depois do grande sucesso das edições anteriores, o litoral alentejano recebe mais uma edição do MTR – Miróbriga Trail Run | Inatel.

Uma vez mais os atletas, ” Os Gladiadores “, serão contemplados pela bela paisagem da cidade, ao contrário de tempos primórdios, que se combatiam entre eles com armas, terão de se combater com pernas, e pernas para que te quero, para serem os vencedores desta edição.

Serão estes Gladiadores, esses atletas, que percorrerão as terras alentejanas, subindo, descendo, percorrendo as suas planícies, as suas zonas históricas e a cidade, o concelho têm muito para oferecer nesse campo.

O percurso do evento, passará por locais importantes da cidade, e com vistas deslumbrantes, como por exemplo, a Zona Histórica, Igrejas, Castelo, Parques Verdes, Miradouros, Antigas Pedreiras, Serra do Convento Nª Sra. do Loreto e no interior das Ruínas Romanas de Miróbriga.

Um pouco de História para lhe aguçar o apetite

Ruinas de Miróbriga

Classificado como imóvel de interesse público desde 1940, afecto ao Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico desde 1982, o sítio arqueológico de Miróbriga situa-se nas proximidades da cidade de Santiago do Cacém.

O primeiro conhecimento acerca das ruínas de Miróbriga reporta-se ao século XVI através do humanista André de Resende referindo-se a elas como uma povoação outrora chamada Merobrica.

Ruinas de Miróbriga

Castelo de Santiago do Cacém

O castelo de Santiago do Cacém entrou definitivamente para a posse portuguesa em 1217, no reinado de D. Afonso II, depois de já ter sido conquistado por D. Afonso Henriques em 1158, e ser de novo conquistado pelos árabes.

Esta região foi habitada, pelo menos desde a ocupação romana da península, a que se seguiram os visigodos e muçulmanos que terão construído a primeira fortificação ou melhorado a existente.

Este castelo, assim como os de Almada, Palmela e Alcácer do Sal, foram doados à Ordem de Santiago, mas em 1594, durante a dinastia dos Filipes, Santiago do Cacém foi doado aos duques de Aveiro.

Esta fortificação foi construída sobre uma retangular, conservando ainda nas suas muralhas vestígios da construção muçulmana, tem dez torres de que se destaca a Torre de Menagem.

Analice no Miróbriga Trail Run com o Castelo e cidade de Santiago do Cacém como fundo

Sê Gladiador por um dia, se para tal tiveres pernas……

Analice foi uma das atletas, Gladiadoras que teve pernas e percorreu estas terras espalhando o seu sorriso….

E tu ?

Vais Faltar ?

“…De um sonho… A uma loucura” , foi a 3ª edição Miróbriga Trail Run, visualize o artigo aqui.

Inscrições aqui.
Site do Evento.
Evento no facebook.

Texto: Luís de Matos
Fotos: Luís Matos e Nuno Pinela

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta