2ª Corrida Popular da Costa Nova
A segunda edição da Corrida Popular da Costa Nova realizou-se no passado dia 18 de Julho 2015. A prova esteve a cargo da Atletas.net com apoio das Câmaras Municipais de Ílhavo e Vagos. Trata-se de uma corrida cujo percurso está aferido pela Federação Portuguesa de Atletismo de acordo com as normas de medição da IAAF (Federação Internacional de Atletismo), com certificação aos 5 e 10 km, onde as marcas estabelecidas têm validade internacional. Associada à corrida, não faltou a caminhada tradicional neste tipo de eventos com uma distância de 6,5 km.
A partida, marcada para as 19h00 deu-se e em frente ao Mercado da Costa Nova com retorno aos 5 km na Vagueira até ao ponto inicial da corrida. A caminha iniciou-se às 18h30, na Vagueira e segui em direção à Costa Nova, pela ciclovia, junta à Ria e paralela ao percurso da corrida.
Um dos atletas com maior visibilidade nesta prova foi o Paulo Henriques, atleta com síndrome de down, com 34 anos, que após ter obtido o record mundial na Meia-Maratona do Douro Vinhateiro, e se ter sagrado campeão do mundo na distância de 1.500 mt, foi em busca de mais um record do mundo na distância de 10 km. O Paulo Henrique, mais conhecido por Paulinho, obteve a marca de 52m13s, estabelecendo o record mundial para atletas com síndrome de down, perante um público entusiasta que o aguardava na meta.
A prova teve 827 atletas a terminar a corrida que se intitula como os 10 quilómetros mais rápidos de Portugal.
Pedro Cruz, do G.D.J.Cruz & Irmãos, foi o vencedor, com um novo recorde da prova (31:48 minutos), seguido de Gonçalo Borges, do A.C.R. Sra Desterro-Napo (32:15 minutos) e completou o pódio sénior masculino Mário Carreira (34:11 minutos).
Carla Martinho, da Adercus, foi a primeira atleta feminina a catar a meta (37:21 minutos) seguida de perto por Patrícia Marto Careiras, do OfftelRunners (38:47 minutos) a terceira classificada foi Ana Reis, do FlyRunner (41:48 minutos)
Texto de: Davide Pinheiro