3º Grande Prémio Nossa Senhora das Dores

Após um mês de Agosto sem ter participado em provas, chegou a hora de voltar à estrada e iniciar o mês de Setembro, com mais uma corrida no grande prémio de 10 km em Alvelos – Barcelos – 3º Grande Prémio Nossa Senhora das Dores.

Este Grande Prémio é uma organização da Comissão de Festas de Nossa Senhora das Dores – Alvelos em conjunto com os Amigos da Montanha, e realizou-se no dia 5 de setembro de 2015, pelas 14h30. Esta prova, que já vai na sua terceira edição, contou com mais de 700 atletas na prova principal. Este ano o percurso passou dos 8 km das duas primeiras edições para 10 km, com partida e meta junto à Igreja de Alvelos.

O evento iniciou-se por volta das 14h30 com provas de distâncias mais curtas dirigidas aos escalões jovens. Os benjamins correram 600 metros, os infantis 1.200 metros, os iniciados 2.000 metros e os juvenis 3.000 metros. A prova principal estava prevista para as 16h30.

Apesar de uma tarde com bastante calor, o ambiente que se fazia sentir junto a Igreja de Alvelos era de festa e com muito entusiamo tanto dos atletas como da população que se deslocou para assistir à corrida popular integrada nas celebrações religiosas da freguesia em Honra a Nossa Senhora das Dores.

Apesar de a partida estar marcada para as 16h30, a madrinha da corrida Fernanda Ribeiro apenas deu o tiro já quase com 30 minutos de atraso. As ruas da freguesia de Alvelos, encheram-se de atletas em busca de mais uma vitória. O trajeto tem um grau de dificuldade médio, ora com retas planas, ora com descidas e subidas no entanto distribuídas de forma regular ao longo de todo o percurso. A organização optou por colocar dois postos de abastecimentos de água devido ao calor que se fez sentir ao longo da tarde. Vários populares ajudaram os atletas ao longo do trajeto improvisando chuveiros com mangueiras.

A organização esteve sem falhas, exceto no atraso na partida da prova principal e não faltaram os comes e bebes a que todos os participantes tiveram direito. O kit de atleta era composto por uma t-shirt alusiva aprova e uma garrafa de vinho verde branco da região.

Sendo certo que a segurança na prova é essencial para o bem-estar dos atletas e da população que se deslocou ao local para assistir, considero que a contratação de uma empresa de segurança privada, com seguranças equipados com coletes antibalísticos, com algum excesso de zelo e algum palavreado a roçar a falta de educação foi desproporcionado face ao evento que se realizou.

Licínio Pimentel, foi o vencedor do 3º Grande Prémio Nossa Sra. das Dores, seguido de Nuno Costa, individual e completou o pódio sénior masculino Tiago Costa do Sport Lisboa e Benfica.
Catarina Ribeiro, do Sport Lisboa e Benfica, foi a primeira atleta feminina a cortar a meta seguida de perto por Vanessa Fernandes, do a terceira classificada foi Carla Martinho, da Adercus.

Texto de: Davide Pinheiro
Foto: Miro Cerqueira – Photography

Parceiros