49erFx estão de volta a Cascais

49erFx

Foto: Neuza Aires Pereira | CNC

Depois da primeira prova de treino em Maio as melhores velejadoras do mundo da classe olímpica 49erFx voltaram se a juntar em Cascais para a ultima prova antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio no verão de 2021.

Este campeonato servirá de barómetro para as olimpíadas 49erFx durante o verão uma vez que conta com a participação das:

Campeãs europeias em 2020, Tina Lutz e Susann Buecke;

com as Campeãs do mundo em 2020, Tamara Echegoyen e Paula Barceló;

e as medalhas de Ouro nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janieor, Martine Grael e Kahena Kunze.

Texto: CNC
Fotos: Neuza Aires Pereira | CNC

49erFx
Foto: Neuza Aires Pereira | CNC

Frota de dimensão olímpica composta por 21 barcos 49erFx

Com o primeiro sinal de advertência previsto para as 11h00 a frota de dimensão olímpica composta por 21 barcos, o mesmo número de barcos que estarão em Tóquio dentro de 45 dias, fez se ao mar por volta das 10h00 para encontrar um campo de regatas sem condições para iniciar o campeonato.

A Comissão de Regatas ainda tentou alterar o local da prova, do campo de regatas da guia para dentro da baía, mas a área com o vento térmico, baía de Cascais, não era a suficiente para encher o campo de regatas com as condições necessárias para iniciar o campeonato.

Foto: Neuza Aires Pereira | CNC

Consequentemente a organização enviou a frota para esperar em terra por melhores condições.

Essas condições apareceram e já depois da hora de almoço as velejadoras da classe olímpica feminina fizeram-se ao mar para iniciar as hostilidades em Cascais.

Com o vento na casa dos 10 nós e a rondar à direita, pode-se ver que as opções tácticas favoráveis dos barcos da frente foram sempre pelo lado direito do percurso ao longo do primeiro dia.

Na liderança está uma dupla do Reino Unido

Ao fim de três regatas disputadas e a liderar a tabela classificativa está a dupla do Reino Unido, Charlotte Dobson e Saskia Tidey que venceram a ultima regata do dia.

49erFx
Foto: Neuza Aires Pereira | CNC

Já na segunda posição ficou a dupla Argentina de Victoria Travascio e Sol Branz com uma vitória na segunda regata do primeiro dia.

Com a vitória na regata de estreia e a fechar o pódio no fim do primeiro dia ficou a dupla espanhola de Tamara Echegoyen e Paula Barcelo.

No total foram 5 os continentes representados – América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Oceânia – num total de 19 nacionalidades vão velejar na baía de Cascais.

Foto: Neuza Aires Pereira | CNC

O campeonato decorre em Cascais até dia 12 de Junho estão agendadas 12 regatas mais uma Medal Race que contará a dobrar para a classificação final.

Resultados ao fim de 3 de regatas.

Parceiros

Deixe uma resposta