Mais de 600 atletas há descoberta de Melgaço
É a II edição, mas já conquistou os amantes do BTT: no próximo domingo, 19 de março, Melgaço será ‘invadido’ por mais de 600 atletas de BTT que participam na II Maratona BTT de Melgaço. As fantásticas paisagens ao longo de todos os percursos são a inspiração ideal.
Quase o triplo dos atletas da primeira edição
O número de inscritos superou consideravelmente a I edição onde participaram cerca de 230 atletas: ‘É com enorme satisfação que vemos a elevada adesão a este evento. Esta é a II edição e o número de inscritos quase que triplicou: 406 atletas de competição e 231 de lazer.
É ótimo para o nosso Município, rebemos neste fim de semana muitos turistas que também querem assistir às provas.’, realça um dos responsáveis da iniciativa, Jorge Domingues (Melsport), ressalvando que ‘para além de um evento de desporto, este é agora um evento de referência que contribui para a promoção da prática desportiva e que potencia a marca Melgaço e tudo o que a referida aporta a vários níveis, como a gastronomia, cultura, história, costumes, desporto de Natureza entre outros.’

Pontuável para a Taça Cyclin’ Portugal
A iniciativa é pontuável para a Taça Cyclin’ Portugal, que arranca em Melgaço, e para o Campeonato do Minho de BTT XCM – Raiz carisma, com a 3ª prova. A Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer E.M., a Associação de Ciclismo do Minho e a Federação Portuguesa de Ciclismo do Minho, com o apoio de diversas entidades, são as entidades responsáveis pela organização do evento que acontece por trilhos e caminhos rurais de Melgaço, começando e terminando no Largo Hermenegildo Solheiro.
Provas de competição e lazer
A maratona vai juntar amadores e federados da modalidade em três etapas: Taça Cyclin’- Maratonas XCM 2017 (Maratona Elite – categorias Elite e Master 30/35/40/45) – 83 Km, Maratona Curta (todas as categorias femininas, Master 50/55 e Paraciclismo masculino) – ± 60,5 Km e a Meia Maratona – ± 41,5 Km.
‘Três etapas que permitirão aos participantes desfrutarem de algumas das paisagens mais deslumbrantes do concelho de Melgaço.’, realça Jorge Domingues (Melsport), revelando que ‘o percurso com um nível de dificuldade físico médio alto irá passar por alguns locais de rara beleza, nomeadamente Lobiô, Cavaleiro Alvo, Parque Eólico, Alcobaça, aldeia de Portelinha, Rodeiro, Castro laboreiro, Cousso, Capela de S. Tomé. Alvaredo, Peso e Centro Histórico de Melgaço.’
Mais informação aqui.