Mata do Bussaco uma surpresa no Trail de Penacova

Mata do Bussaco

Foto: Susana Luzir

Penacova recebe cerca de mil atletas naquela que foi recentemente considerada a Praia Fluvial mais bonita de Portugal, segundo a National Geographic, e com a estreia da Mata do Bussaco.

Este evento tem o apoio de: Município de Penacova, Turismo Centro de Portugal, Bombeiros Voluntários de Penacova, Município da Mealhada, Fundação Mata do Bussaco e de OPraticante.pt como um dos média partner deste projeto.

Leia também

Carlos Sá Nature Events lança Circuito Best Trails Series

Texto / Fotos: Carlos Sá Nature Events

Mata do Bussaco
Foto: Susana Luzir

Mata do Bussaco a grande novidade do Trail de Penacova

Como grande novidade será a inclusão da Mata do Bussaco no evento Penacova Trail do Centro, trata-se de uma nova competição, denominada de Prólogo, uma prova de sprint com cerca de 2kms.

A Mata do Bussaco divide geograficamente os concelhos de Mealhada, Penacova e Mortágua.

Atualmente ocupa cerca 105 hectares e possui uma das melhores coleções dendrológicas da Europa, com cerca de 250 espécies de árvores e arbustos com exemplares notáveis.

Foto: Susana Luzir

É uma das Matas Nacionais mais ricas em património natural, arquitetónico e cultural, podendo ser dividida em quatro unidades de paisagem: Arboreto, Jardins e Vale dos Fetos, Floresta Relíquia e Pinhal do Marquês.

As provas Trail Curto 17kms e Caminhada 12kms, mantém os mesmos percursos de 2020, já o Trail Longo 30kms, prova que no ano passado ditou os Campeões Nacionais 2020, sofrerá uma ligeira alteração na parte final do trajeto.

A grande alteração será na Ultra 45kms, com partida na requalificada Praia Fluvial do Vimieiro em pleno Rio Alva, mais uma praia com Bandeira Azul no Concelho de Penacova.

Foto: Susana Luzir

Praias fantásticas secretas deste Rio

Os primeiros oito quilómetros percorrem trilhos sempre com o Rio Alva em plano de fundo, e passagem por várias Praias fantásticas secretas deste Rio que permanece em estado mais “selvagem” que o vizinho Mondego.

Será uma oportunidade também para reabilitar parte do percurso 4 do Centro de Trail Carlos Sá Penacova.

Percurso que esteve fechado à espera que a regeneração natural deste local se realiza-se, uma vez que toda esta zona foi dizimada com os fatídicos incêndios de 2017, onde morreram muitos Portugueses, dois deles de Penacova.

Foto: Susana Luzir

Nesta altura o verde impera, e a regeneração está quase normalizada, no entanto ainda é possível ver algumas marcas do fogo ao longo do Vale.

A Ultra chega à foz do Alva e percorre mais 4kms sempre nas margens do Mondego, até chegar à Praia do Reconquinho com 13kms, aqui encontram o primeiro abastecimento, seguindo o percurso do Trail Longo 30kms daí em diante.

Mata do Bussaco
Foto: Susana Luzir

Em Penacova serão atribuídos mais de 3.000€ em prémios monetários aos vencedores, naquela que será a terceira etapa do “Circuito Best Trail Series”, onde estão em disputa mais de 30.000€ em prémios.

Este Circuito é uma aposta da Carlos Sá Nature Events, que pretende aliar a qualidade dos seus eventos, à competitividade que se pretende no futuro do Trail.

As inscrições fecham no próximo dia 22 de Agosto, e será a maior participação de sempre, deste evento fantástico.

Site oficial do evento.

Inscrições.

Regulamento e programa do evento.

Parceiros