A beleza paisagistica marcou o XI BTT Terrugem

No passado 13 de Setembro de 2015 pelo décimo primeiro ano consecutivo se realizou mais uma edição do “BTT Terrugem”. Evento que nos últimos anos tem trazido até esta vila do concelho de Sintra várias centenas de praticantes desta modalidade, e onde mais uma vez se conseguiu criar mais uma manhã de convívio e prática desportiva.

Mais de meia centena de participantes partiram às nove horas da manhã da Terrugem rumando por trilhos e caminhos rurais até à zona das Azenhas do Mar que pela primeira vez em onze anos de BTT Terrugem foi incluída no percurso.

As Azenhas do Mar é uma aldeia no litoral do concelho de Sintra, freguesia de Colares. Desenvolvendo-se ao longo de uma ribeira / linha de água que corre para o Atlântico e quebra as arribas da costa, e na qual existiam azenhas (daí o nome), tem na base uma praia na qual existe uma piscina oceânica.

Para além do pitoresco da paisagem natural, existem nas Azenhas várias edificações de interesse, particularmente no Estilo Português Suave, nomeadamente com azulejaria nas fachadas, como é o caso da escola e a residência para o professor.

Chegando às Azenhas do Mar o percurso seguiu junto pela costa até pouco depois da praia da Aguda onde se deu a divisão dos percursos da Maratona com um total de 68 Kms e da Meia Maratona que teve um total de 38 Kms.

O percurso mais curto ai seguiu para o interior em direção à Terrugem e a Maratona seguiu pela costa atlântica na maior distância percorrida até hoje junto à costa, cerca de 28 kms, passando pela praia do Magoito, Praia da Samarra e já junto da Praia de S. Julião começaram os atletas a regressar para a vila da Terrugem percorrendo alguns dos mais belos trilhos para a prática da modalidade que esta zona tem para oferecer, e puderam ainda desfrutar da bela Aldeia das Broas, situada no percurso de regresso.

Broas Aldeia Esquecida

Às portas da capital, uma pequena povoação tipicamente saloia foi abandonada aos poucos, esquecida por todos. Por todos? Não pelos seus últimos moradores e pelos seus anjos da guarda que teimam em preservar a alma da aldeia de Broas!btt02
Ao longe, a serra de Sintra.

À descoberta de Broas, atravessaram os participantes do XI BTT Terrugem montes e vales, passaram ribeiras e avistaram paisagens encantadoras, pontuadas pelos moinhos de vento que alimentaram a fama da região. E eis que surge a aldeia mais adormecida da Grande Lisboa, numa pose mágica como que esperando uma ressurreição pétrea.

Abandonada desde o final da década de 60 do século passado, preserva a sua eira, adega e diversos vestígios de uma ocupação de séculos, terminada pela imposição da falta de condições de vida para os seus habitantes. Parece que entramos numa redoma de vidro preservada do tempo, podemos entrar nestas habitações ver os vestígios de vida nas cozinhas, imaginar pelos bancos de pedra em redor da árvore central centenária, os fantasmas dos habitantes que durante séculos nasceram, viveram e morreram neste local isolado.

Com menos de hora e meia após a partida começaram a chegar os primeiros atletas do percurso da Meia Maratona, os atletas Hugo Carvalho – Superbikes/Olimpya/Espigão-Suplementos e José Cantante – Nutrimania Sports Nutrition, chegaram juntos com 1:27;50, com João Chagas – Gravymedal – 1:32;56 a ocupar o 3º lugar, nesta distância em femininos chegou em primeiro lugar a atleta Ana Claudino – Individual com 2:27;14, seguida de Rita Almeida – Assoc. 20 kms Almeirim com 2:30;22 e Marina Ferreira – Pro Static Bike Team fechou o pódio com 2:44;28.

Já no percurso da Maratona onde alem dos 68Kms da distância tinha a dureza dos trilhos da zona do Carvalhal e vale de Cheleiros com declives acentuados, piso irregular e pedra solta conseguiram em primeiro lugar chegar em masculinos o atleta Ricardo Vicente – Bicisintra – Biciaventura com 2:57;18, Valdemar Teixeira – Extremo Sul e Bruno Portela Vicente – Bicisintra – Biciaventura com 3:00;44 respectivamente 2º e 3º classificado, em femininos somente a atleta Rita Esteves – individual demonstrou coragem terminando com 4:15;43.

A equipa de O Praticante / C. D. Asas Milénium, obteve na Meia Maratona o 6º lugar em Veteranos B, através de Luís Duarte – 1:51;50 e 19º Sérgio Mendes – 2:02;36, na mesma distância em Elites, Miguel David obteve o 34º com 2:26;08.

A organização destaca o facto de não se ter registado nenhum acidente com gravidade entre os participantes, apenas tendo sido regista pequenas quedas e ferimentos ligeiros, normais neste tipo de modalidade e de uma forma geral o feedback de quem participou no evento ter sido bastante positivo.

Fica a promessa por parte da ABIT – Associação Recreativa de Bicicletas de Terrugem, entidade responsável pela organização deste evento a continuidade do mesmo para o próximo ano. No entanto salienta o facto que devido ao desinvestimento por parte dos patrocinadores, mas a falta de apoio das entidades oficiais se tem tornado cada vez mais difícil a realização do BTT Terrugem com a dimensão que o mesmo alcançou nos últimos anos. Vale a determinação e vontade de fazer deste grupo de voluntários que há onze naos consecutivos coloca de pé esta festa do BTT na vila da Terrugem.

Clique aqui para ver fotos sobre este evento