“A Castanhada” para desfrutar da natureza e do melhor de Arcos de Valdevez

No dia 15 de Novembro em Arcos de Valdevez, vila raiana no distrito de Viana do Castelo, região norte e sub-região do Minho-Lima, o Clube BTT Terras do Vez organizou um Passeio de BTT denominado “A Castanhada”, passeio este com um percurso de cerca de 42 km e 1100 d+.

Um percurso onde se pôde desfrutar da natureza e do que de melhor Arcos de Valdevez tem a apresentar em termos de percursos seja para lazer seja para competição, ainda mais com o excelente dia que São Pedro nos brindou e que proporcionou ainda mais condições para o êxito geral do evento.

Toda a logística foi montada junto ao recente Hotel dos Arcos, tendo o evento iniciado às 9h15 depois de um minuto silêncio em honra dos falecidos nos atentados de Paris.

Nos brindes oferecidos, os participantes receberam um chouriço da charcutaria local oferecido pelos Sabores do Vez.

btt02Inicio guiado do passeio pelas ruas de Arcos de Valdevez onde os cerca de 150 participantes, em especial quem vinha de fora, puderam conhecer alguns locais míticos da vila, a exemplo do centro histórico, as igrejas e ainda inteirar do passeio os habitantes locais.

Após a passagem da ponte velha inicio livre do passeio onde cada participante impunha o seu ritmo visto a organização ter facultado um track GPS para seguir a rota sem com isso fazer uso de fitas e outros meios que em parte poluem a natureza… uma boa aposta.

Passagem pelo Paço Giela, uma habitação nobre, inscrita em meio rural, datada da Idade Média onde surgiram as primeiras dificuldades com uma subida em paralelo de cerca de 200 metros e com 15% inclinação. Aqui, e já era de esperar, partiu-se o grupo em vários.

Segue-se serra dentro com as íngremes e longas subidas que a natureza local nos proporciona até ao ponto alto do passeio em Ferreiros, a cerca de 550 metros de altitude, e que maravilharam todos, onde a cerca de 1 km do final da “escalada” foi fornecido um excelente abastecimento para a restante subida que faltava… durinha!

Após a subida, toca a descer por um caminho espectacular de pedra solta onde cada qual descida da forma que se sentia mais confiante, sempre com cautela e prudência visto a inclinação do terreno. Deu ainda para cruzar bem de perto com as típicas vacas cachenas, ou barrosã como também são conhecidas, que nos observavam com admiração e teimavam em não se desviar dos “seus” caminhos para os participantes continuarem.

Já no final da descida o percurso seguiu pela excelente e lindíssima Ecovia do Vez nos cerca de 12 km entre Pogido e Arcos de Valdevez com paisagens de cortar a respiração, sempre junto ao rio em caminhos de passadiços, cimento, areia e pedras que deixaram todos de sorriso na cara.

Chegada ao final do percurso onde foi de novo fornecido um bom abastecimento para restabelecer forças e confraternizar, agora já fora da bicicleta.

btt01Em paralelo com o passeio BTT o Clube BTT Terras do Vez organizou uma caminhada de cerca de 5 km para os acompanhantes dos participantes poderem assim também desfrutar da natureza enquanto esperavam que os familiares e amigos participantes no BTT chegassem.

Os banhos e almoço foram servidos no Hotel dos Arcos, este ultima do tipo buffet para todos os gostos.

A organização ainda brindou os participantes que se inscreveram com almoço com brindes dos quais faziam parte dois apetecidos fim-de-semana oferecidos pelo Hotel dos Arcos.

Um evento sem dúvida repetir onde a competição ficou para segundo plano tendo no geral os participantes saído de Arcos de Valdevez satisfeitos e com certezas de voltar numa próxima edição.

Texto: Ricardo Saraiva

Fotos: Organização

Parceiros

Deixe uma resposta