ALEXANDRE NOBRE VICE-CAMPEÃO EUROPEU

Ao fim de mais de três horas e meia de prova, vitória sorriu a espanhol Antonio Benito, com uma diferença de 13 segundos para o português Alexandre Nobre.
A semana de competições em Coimbra ficou ainda marcada pelo ouro do júnior Dinis Ferreira no triatlo Cross, a prata de Hugo Figueiredo (sub-23) no duatlo sprint, e o bronze de Luísa Miranda também no escalão júnior de triatlo cross.
António Benito conquistou em Coimbra Título Europeu
O espanhol Antonio Benito conquistou neste sábado a prova de Triatlo Meia Distância, a prova-rainha do Campeonato da Europa de Triatlo Multisport, que aconteceu em Coimbra.
O triatleta protagonizou uma intensa disputa com o português Alexandre Nobre, que foi o segundo a cruzar a meta instalada no Parque Verde do Mondego.
Os dois atletas nadaram quase dois quilómetros, pedalaram 90 quilómetros e correram uma meia-maratona, a diferença entre os dois primeiros foi de apenas 13 segundos, o que diz muito sobre a competitividade do evento.
Alexandre Nobre “…sabia que poderia estar entre os melhores no fim…”
No final, Alexandre Nobre explicou que o objetivo era chegar nos lugares do pódio. “Estava bastante confiante à partida.
No ano passado, tinha sido oitavo neste campeonato e este ano tinha o objetivo de tentar o pódio.
Disse à minha família que ia arriscar e dar tudo para tentar liderar a prova e foi isso que fiz desde o início.
Cheguei à bicicleta no grupo da frente e, como a corrida é o meu forte, sabia que poderia estar entre os melhores no fim.
A luta foi até aos últimos metros. O Benito fez uma ponta final muito forte e está de parabéns.
Infelizmente não consegui ganhar, mas estou muito satisfeito com este segundo lugar, foi muito bom”, descreveu.
Os cerca de 600 atletas em prova começaram por nadar 1900 metros no Mondego, a que se seguiram quatro voltas num percurso de bicicleta, com 22,5 km cada.
As voltas começavam no Parque Verde, continuavam junto ao rio, até à zona da Portela, onde os atletas mudavam de direção, atravessavam a Ponte Rainha Santa, prosseguiam para Santa Clara e para a Estrada do Campo, até atravessarem de novo o rio na Ponte dos Casais.
Depois, seguiram pela Mata do Choupal e terminaram no Parque Verde.
O percurso de corrida consistiu em duas voltas de 10,5 km, que levou os atletas pela Ponte Pedro e Inês, até ao Parque da Canção, à Ponte Açude e ao Choupal, que atravessaram até regressarem ao ponto de início, pela margem direita do Mondego.
Ontem, foi igualmente disputada a prova de Aquabike Média Distância, em tudo idêntica aos percursos de natação e de ciclismo do Triatlo Meia Distância, mas sem corrida.
Esta prova foi apenas disputada por atletas dos Age Groups, sem a participação das categorias de Elites.
A grande festa do triatlo termina hoje
A grande festa do Triatlo Multisport termina hoje, domingo, com a realização do Campeonato Nacional de Triatlo Individual Longa Distância e com várias provas abertas (a todos os que se inscreveram), que vão decorrer durante grande parte do dia.
O Nacional de Triatlo Individual de Longa Distância começa logo às 7h00.
O percurso é composto por 3800 metros de natação (uma volta no rio Mondego), 180 km de ciclismo (um total de quatro voltas, de 45km cada) e uma corrida de 42 km (quatro voltas de 10,5km cada).
Ao mesmo tempo, tem início a prova de Aquabike Longa Distância, idêntica ao triatlo mas sem o percurso de corrida.
O Duatlo Longa Distância, composta por Ciclismo e Corrida, tem inicio às 7h20.
Às 8h00 arrancam as provas de Triatlo, Duatlo e Aquabike na distância standard, que incluem combinações de segmentos de Natação (1900 m), Ciclismo (45 Km) e Corrida (10,5 km).
Às 09h00 dá-se a partida para as corridas Summer Run, compostas por um circuito entre o Parque Verde e o Choupal: uma volta para a prova de 10,5 km, duas para a prova de Meia Maratona (21 km) e quatro para a Maratona (42 km).