Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Aljustrel recebe Maratona “Trilhos Mineiros”

Por mais um ano a C.R.I.R.A organiza o seu principal evento, a Maratona de BTTPor Trilhos Mineiros ” em Aljustrel, que conta com duas distâncias, os 75km e os 45km.

O que é a C.R.I.R.A?

C.R.I.R.A. – Centro Republicano de Instrução e Recreio Aljustrelense é a mais antiga colectividade do distrito de Beja, já centenária, fundada em 20 janeiro de 1908.

Actualmente tem uma actividade muito grande a nível cultural e desportivo, sendo de realçar as 10 secções existentes.

Conta com secções no campo cultural, um Grupo Coral Alentejano, um Núcleo de Artes Visuais, um Grupo de Teatro denominado GAITA, e na vertente desportiva com inúmeras secções onde se destaca pela sua grande actividade, a Natação, o BTT/Cicloturismo, o Todo Terreno, as actividades Sub-Aquáticas e o Airsoft.

Alexandre Pimpão “Temos como Visão continuar a fomentar a prática desportiva”

Estivemos à conversa com o Vice-presidente Alexandre Pimpão, que nos fala da actividade do Clube, da sua grande paixão, que são as bicicletas.

A secção de BTT e Cicloturismo foi fundada em 1999 por um grande senhor do concelho o Sr. Eufrasio Lopes.

A Missão da secção centra-se na promoção e difusão da prática desportiva e recreativa, nas modalidades de cicloturismo e BTT, junto da comunidade em que se inserem, proporcionar a todos os atletas uma educação cívica e desportiva de qualidade, promovendo a prática de um estilo de vida saudável e ativo, é o seu principal objectivo.

Tem como visão continuar a fomentar a prática desportiva, dando melhores condições aos seus atletas e aumentando o seu número de associados permitindo um rejuvenescimento da Secção.

Os seus Valores são a Ética, Espírito de Equipa, Responsabilidade, Solidariedade, Rigor, Competência, Honestidade, Empenho e Competitividade

Neste momento tem cerca de 70 associados, com idades compreendidas entre os 14 e os 60 anos.

Anualmente organizam vários eventos, tais como em janeiro o passeio do seu aniversário, Rota do Cabrito em Junho, passeio nocturno em Julho, passeio solidário de pais Natais e em Março o evento Principal a Maratona de BTT “ Por Trilhos Mineiros ”.

Inscrições.

Aljustrel, o futuro passa por aqui, pela C.R.I.R.A. 

À semelhança de outras secções desportivas, a direcção e os seus membros, estão focados para o futuro, têm motivação, são responsáveis, sendo que as decisões e estratégias definidas se espera que dê fruto  um futuro a médio e longo prazo.

Em relação aos atletas, fazem todos os possíveis para que se sintam acarinhados, apoiando-os e ajudando nas provas em que participam.

Todos são importantes, para dar conhecer as nossas cores do nosso concelho e sabemos como é difícil para certos praticantes deslocarem-se aos passeios/provas ao domingo, devido ao desgaste que as minas provocam, mas com vontade sacrifico os mesmos superam-se.

Não podia de deixar de mencionar que temos um suporte grande que provem, de entidades oficiais, nomeadamente Câmara Municipal de Aljustrel, União das freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos, não descurando outros apoios de empresas e instituições e do comercial local.”

Tivemos um apoio “enorme” da Câmara Municipal de Aljustrel por nos ceder umas instalações, fazendo dela a nossa sede, proporcionando um crescimento elevado de novos sócios e ter um local “físico” para todos se juntarem, havendo uma maior proximidade/amizade entre todos.

Vamos continuar com o nosso caminho, com serenidade e um espírito aberto e acreditando que mais colaborares, patrocinadores, atletas se juntem a nós, para evoluir a nível associativo e desenvolvendo/ expandindo o nosso concelho de Aljustrel.

[dividir ícone = “círculo” width = “medium”]

Texto: Horácio Correia
Fotos: Cedidas pela organização

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta