Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq
Coluna Esq

Trilhos Mineiros no coração do Baixo Alentejo

O concelho de Aljustrel, situa-se no coração do Baixo Alentejo (no distrito de Beja), ocupa uma superfície de 458 Km2, com 9234 habitantes, e recebe 7ª Maratona BTT por Trilhos Mineiros Aljustrel, a 17 de março 2019.

Aljustrel no coração do Baixo Alentejo

Nos últimos dois séculos, a rudeza da atividade de extração mineira envolveu completamente toda esta região, moldando-lhe os hábitos e as tradições, ditando-lhe a maior ou menor grandeza do ganha-pão, conhecida desde tempos imemoriais pelas suas jazidas minerais.

Trilhos Mineiros Aljustrel

É neste contexto que a 7ª Maratona BTT por Trilhos Mineiros assenta, dando a mostrar o que de melhor tem, a região, a sua terra, o património mineiro, arqueológico, rural, etnográfico e natural, direcionada para os participantes das duas rodas e não só.

Meia Maratona

No que diz respeito ao percurso da (Meia Maratona) vão ter um percurso de aproximadamente 45km com um acumulado de aproximadamente 700 mts, decorrendo por trilhos e caminhos rurais do concelho, passando pela localidade de Messejana, visitando o seu interessante património histórico, (Castelo, Convento Franciscano, etc.) no regresso a Aljustrel os participantes irão passar pelo património mineiro que tanto marca esta Vila Mineira.

Maratona

Para completar temos a longa distância 75km (Maratona) com um acumulado de aproximadamente 1200 mts, vai decorrer por trilhos e caminhos rurais do concelho, partilhando até metade da prova os trilhos com os participantes da meia maratona, até á separação dos percursos que levará os participantes á aldeia do Carregueiro passando pelas matas do Gavião, Pedras Brancas (nicho de exploração do minério) e regressando á vila de Aljustrel, subindo até ao já famoso moinho do Maralhas.

Manhã de puro BTT e de convívio

A organização está a esforçar-se por criar as condições ideais para que passem uma manhã de puro BTT e de convívio. A organização conta já com alguma experiência e tudo vai fazer para proporcionar bons momentos.

Estão certos que irão passar um dia pela positiva, que não vão esquecer e vão querer marcar este evento na vossa agenda desportiva.

Inscrições.

Para seguirem actualizações sobre o evento poderão aceder ao mesmo através dos lincks :

Organização no facebook.

Facebook do evento.

Texto: Alex Pimpão
Fotos: Cedidas pela organização

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta