Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Andebol-5 da ANDDI inicia-se em Vila do Conde

O Pavilhão Municipal de Vila do Conde foi novamente o palco de arranque do Campeonato Regional Norte de Andebol-5 da ANDDI.

Andebol-5 da ANDDI com duas divisões

Este ano em prova estão dez equipas inscritas divididas em duas divisões, sendo que em Vila do Conde estiveram em ação três das cinco equipas da 1ª Divisão: Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, CERCIGUI / Xico Andebol e os campeões regionais em título, o Clube Gaia.

As restantes duas equipas desta divisão são o Clube CERCIFAF e o CAVA de Vieira do Minho.

Andebol-5

Gaienses são os primeiros líderes da competição

Foram precisamente os gaienses que dominaram esta 1ª Jornada somando duas vitórias em outros tantos jogos, sendo os primeiros líderes da competição.

A 1ª Jornada da 2ª Divisão está marcada para o próximo dia 7 de fevereiro em Braga com jogos entre as equipas da CERCIBRAGA / ABC, Centro D. João Novais e Sousa, também de Braga e a CAID de Santo Tirso, ficando isentos o MAPADI da Póvoa do Varzim a CERCIMARCO.

Projeto Andebol4All

O Andebol para Desenvolvimento Intelectual surgiu na época 2011/2012.

É um dos subprojetos do Projeto Andebol4All da Federação de Andebol de Portugal.

Só que no caso do Desenvolvimento / Deficiência Intelectual o desenvolvimento da prática da modalidade é da responsabilidade da ANDDI através do um Protocolo existente com a FAP.

A variante de 5 jogadores (Andebol-5) é a mais desenvolvida pela simplicação de algumas regras mas sobretudo pelo jogo se tornar mais livre e atrativo para esta população.

No entanto também existem as competições de Andebol-7, sobretudo para aqueles que têm uma maior aptidão para a prática.

Andebol-5

Andebol-5 Tricampões da Europa

E também porque há compromissos internacionais da Seleção Nacional ANDDI / FAP, que neste momento é tricampeã da Europa (Fafe’15, Cavaleire-sur-Mer, FRA’17 e Estarreja’18).

O próximo Campeonato da Europa INAS (Federação Europeia para Atletas com Deficiência Intelectual) será já no próximo mês de março em Sestriere, Itália inserdo nos INAS Europe Winter Games 2020.

Página da ANDDI.

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta