Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq
Coluna Esq

António Pinto, Quando o nome se torna uma meia-maratona!

O Centro Histórico de Amarante recebeu no passado domingo, 15 de abril, a 4ª edição da Meia-Maratona António Pinto – Cidade de Amarante, o maior evento desportivo de atletismo do concelho de Amarante.

António Pinto
António Pinto

António Pinto, Quando o nome se torna uma meia-maratona!

O evento é organizado pela Associação Desportiva de Amarante em parceria com o Município de Amarante em homenagem ao grande atleta amarantino António Pinto, um dos melhores atletas de sempre.

O evento contou este ano com uma novidade. Associado à corrida principal de 21 km e a caminhada de 5 km, a organização introduziu este ano uma corrida de 10 km.

O evento passou a ter duas corridas competitivas e uma caminhada solidária, cuja parte da receita das inscrições reverteu para uma instituição de solidariedade social: a CERCIMARANTE.

À semelhança dos anos anteriores, a Meia-Maratona António Pinto – Cidade de Amarante mereceu a confiança dos atletas, tendo recebido cerca de 1.000 participantes distribuídos pelas 3 vertentes do evento.

Centro histórico com um milhar de atletas

Com um percurso a iniciar na parte histórica da cidade, no Largo de Santa Luzia, junto ao Solar de Magalhães, um lugar histórico e emblemático da cidade, a prova segue por um belo e desafiante trajeto, com direito a paisagens ímpares e naturais pelas margens do Rio Tâmega em direção à freguesia de Fridão para finalmente regressar à meta na Avenida General Silveira.

Em termos competitivos, esta quarta edição prometia ser uma das mais disputadas de sempre.

Nuno Costa, Rui Muga, Rui Teixeira, Carlos Costa e Pedro Ribeiro

Na luta pelos lugares cimeiros do sector masculino estavam os dois atletas amarantinos, já vencedores da prova, Rui Teixeira (Sporting C.P) que já venceu a prova em 2015 e 2016 e Nuno Costa (Maia A.C), vencedor da edição de 2017. A estes dois grandes juntaram-se Pedro Ribeiro (Sporting C.P), Carlos Costa do São Salvador do Campo e Rui Muga do Clube Académico de Mogadouro.

Se na vertente masculina a luta pela vitória foi disputada ao segundo, na vertente feminina a competição também seria disputada por grandes atletas como Sara Moreira e Inês Monteiro, ambas do Sporting C.P., Cristiana Valente do Recreativo de Águeda, Rosa Madureira do Penafiel FC e Jéssica Pontes do Sporting Clube de Braga.

Nuno Costa

Nuno Costa vence 4º edição e soma duas vitórias consecutivas

A corrida foi disputada até ao fim existindo apenas uma diferença de 13 segundos entre o vencedor e o terceiro classificado.
Desde os primeiros quilómetros ficou visível quem seriam os cinco primeiros classificados, Nuno Costa, Pedro Ribeiro, Rui Teixeira, Carlos Silva e Rui Muga distanciaram-se do pelotão tendo percorrido cerca de 10 km juntos.

Pedro Ribeiro, António Pinto, Nuno Costa e Rui Teixeira

A partir dali separaram-se os três atletas que viriam a compor o pódio da prova principal. A 3 quilómetros da meta, Nuno Costa afasta-se dos seus concorrentes mais diretos, em busca da vitória.

Pódio masculino

Ao fim de 1h07min16seg, Nuno Costa, do Maia AC, cortava a meta vencendo a 4ª edição da Prova, seguido de Pedro Ribeiro (1h07min25seg) e Rui Teixeira (1h07min29seg) ambos do Sporting CP.

Sara Moreira vence pela segunda vez em Amarante

Sara Moreira

Após a sua vitória em 2016, Sara Moreira volta a vencer em Amarante, com o tempo de 1h13min01seg, Inês Monteiro, colega de equipa do Sporting CP de Sara, foi a segunda atleta a cortar a meta com 1h15min41seg. Cristiana Valente, do Recreia Desportivo de Águeda, foi o terceiro elemento do pódio feminino com 1h19min29seg.

Pódio feminino

Penafiel FC coloca dois atletas no pódio dos 10 km

Tiago Pereira, do FC Penafiel, foi o vencedor nos 10 km com o tempo de 34min06seg, seguido de Bruno Pereira, do Dreamsakos, com 35min01 e Ricardo Moreira, também do FC Penafiel, fechou o pódio com 35min35seg.

Pódio Masculino – 10 km

A. D. Amarante vence nos 10 km femininos

Inês Moreira, da Associação Desportiva de Amarante, foi a grande vencedora da vertente 10 km da prova com 40min39seg, seguida de Ana Ribeiro e Fátima Sousa do NBA Barrosas com os tempos de 46min35 e 46min42seg.

Pódio Feminino – 10 km

CERCIMARANTE recebe 350 euros do Presidente da Associação Desportiva de Amarante

Parte das inscrições da caminhada solidária, reverteu a favor da CERCIMARANTE, tendo António Mendes, Luís Mendes, Elisabete Ribeiro e Davide Pinheiro, membros da Organização da meia-maratona, remetido um cheque de 350 euros a favor da instituição de solidariedade social.

Rui Teixeira homenageado pela A.D. Amarante

Rui Teixeira, atual campeão nacional 2018 de Corta-Mato longo e responsável pela formação de jovens atletas da associação foi homenageado pela Associação Desportiva de Amarante, pelo título alcançado em Monforte no passado dia 18 de março 2018.

António Mendes, Presidente da ADA e Rui Teixeira, Campeão Nacional de Corta Mato

Equipas de Atletismo e de Trail Running da A.D. Amarante em força na 4ª edição

Os atletas da Associação Desportiva de Amarante aderiram em força na 4ª edição com 46 elementos a correr pelas ruas da cidade. Sendo de destacar os seguintes resultados: Inês Moreira, 1ª classificada nos 10 km e Alfredo Pinheiro, 1º classificado no seu escalão na meia-maratona.

Texto: Davide Pinheiro
Fotografias: inAction

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta