Batalha, recebe Campeonato Nacional de Trail

Mundial de trail

O Campeonato Nacional de Trail vai realizar-se no próximo dia 11 de Abril na Batalha, com partida e chegada na aldeia da Pia do Urso.

Os atletas terão de enfrentar um percurso técnico de 35 quilómetros pela Serra d’Aire e Candeeiros e região envolvente, com uns exigentes 1.600 metros de desnível positivo.

Texto: Diogo Simão – BA&N
Fotos: Atlético Clube São Mamede

Campeonato Nacional de Trail na aldeia da Pia do Urso – Batalha

A competição foi apresentada numa cerimónia que contou com a participação de João Paulo Rebelo, Secretário de Estado de Estado da Juventude e do Desporto, Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, e Rui Pinho, Presidente da ATRP – Associação de Trail Running de Portugal.

O trail running é uma das modalidades em maior crescimento a nível mundial, inclusive em Portugal onde se estimam mais de meio milhão de praticantes.

A modalidade consiste na corrida a pé em trilhos e na natureza, sendo uma disciplina do atletismo.

João Paulo Rebelo reconheceu o crescimento da modalidade em Portugal, enaltecendo a ATRP “pela afirmação que tem vindo a fazer do trail running”, bem como a relação estabelecida com a Federação Portuguesa de Atletismo, “com uma visão muito futurista e inclusiva”.

Trail running, “é uma modalidade importante”

O responsável governamental com a área do Desporto salientou que o Atletismo, onde se insere o trail running, “é uma modalidade importante e transversal às diversas fases da vida.

E o Governo reconheceu isso desde o início desta pandemia, permitindo desde o primeiro estado de emergência a continuação da prática da corrida dada a importância para manter a boa forma física e a sanidade mental”.

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto realçou a crescente importância dos desportos de natureza para a promoção dos territórios, afirmando que “a prática desportiva está cada vez mais associada ao crescimento da economia, através do turismo e de um conjunto de serviços que se desenvolvem justamente por estes eventos”.

Rui Pinho, presidente da ATRP, afirmou que o Campeonato Nacional de Trail “é uma oportunidade de promover a modalidade, de fomentar hábitos de vida saudável e de promover o território e a economia”, agradecendo o apoio e trabalho realizado pela Câmara Municipal da Batalha, pelo Atlético Clube de São Mamede – Trilhos do Pastor e demais entidades para fazer acontecer a prova.

Batalha

“Queremos fazer do atletismo a modalidade com mais federados do país”

Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, revelou que a integração do trail running na Federação fez do Atletismo uma modalidade “ainda maior” e que “a família de atletismo ficou mais rica”, afirmando que a FPA e a ATRP vão “continuar a aprofundar a relação”.

E acrescentou: “Queremos fazer do atletismo a modalidade com mais federados no país”.

É uma modalidade transversal a todas as idades”.

O presidente da FPA salientou também que o Campeonato Nacional de Trail “é uma prova disputada na montanha, com os desafios da natureza”, sendo um ambiente propício para trazer as crianças à sua prática.

A maior parte das crianças não conhecem a natureza, não têm tempo na natureza”.

O trail running constitui uma oportunidade.

Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, afirmou o trail running “é uma modalidade importante para o país, para o território e para as pessoas”, e foi isso que levou o município a apoiar a prova.

Através desta competição, queremos fomentar a prática da modalidade no concelho, que está muito associada ao turismo de natureza, promover hábitos de vida saudável e dar a conhecer o espaço e o território do concelho”, afirmou na apresentação da prova, que decorreu no Eco Parque Sensorial da Pia do Urso.

Batalha
Aldeia da Pia do Urso

Percurso exigente na Serra d’ Aire e Candeeiros

O Campeonato Nacional de Trail decorre nos Trilhos do Pastor, num percurso técnico de 35 quilómetros marcado pelo terreno rochoso característico da região e por um desnível de cerca de 1.600 metros de desnível positivo com um constante sobe e desce.

A prova é constituída maioritariamente por trilhos técnicos, estradões e carreiros nas serras e vales do Parque Natural das Serras d’ Aire e Candeeiros e do maciço calcário estremenho.

Os atletas vão passar por locais únicos como a Pia do Urso e respetivo Eco Parque Sensorial, o Reguengo do Fetal, o Buraco Roto, a aldeia milenar de Alqueidão da Serra ou a Escarpa de Falha do Reguengo do Fétal.

O percurso inclui a passagem por alguns dos pontos mais altos da região, permitindo vistas espetaculares de Fátima, com o seu Santuário, da Serra da Lousã, da Serra de Aire e Candeeiros e inclusive das ilhas das Berlengas.

O Campeonato Nacional de Trail é coorganizado pela ATRP – Associação de Trail Running de Portugal, em articulação com a Federação Portuguesa de Atletismo, e pela Câmara Municipal da Batalha.

Prova tem a corresponsabilidade técnica do Atlético Clube de São Mamede e a colaboração da Junta de Freguesia de São Mamede.

Parceiros

Deixe uma resposta