Bicicleta, andar com chuva ou frio, porque não o fazer?

Bicicleta

Andar de bicicleta é sem dúvida um prazer, mas quem nunca foi aquele ciclista que nos dias mais frios ou invernosos, não ficam facilmente desmotivados com muita chuva ou frio?

Apesar de Portugal nem ser dos países mais frios, não termos de lidar com neve, ao contrário de países como a Alemanha ou a Holanda entre outros.

Muitos são os que colocam a bicicleta de lado enquanto a chuva não dá tréguas.

Só a vão buscar à prateleira, quando os dias começam a ser mais quentes e secos, quando sentem mais prazer em pedalar.

Mas terá de ser apenas assim que se deve fazer, não, não terá, já que todos os dias são excelentes para pedalar, claro tomando sempre diversas medidas prévias.

No inverno não chove diariamente, muitas vezes o sol faz a sua visita, fazendo esquecer um pouco o frio e a chuva, mas relembrando que também na primavera.

Existem muitos dias instáveis, já que após uma boa chuvada, os raios de sol a fazem brilhar na estrada, com o ar a ficar limpo, dando-nos a impressão de que o mundo reaparece mais novo em folha, e nessa altura agarrar na bicicleta, pedalar, vai tornar-se sem dúvida numa aventura muito bonita.

Porem, esta aventura se não existir cuidado, pode trazer alguns percalços, já que como piso molhado, estará mais escorregadio, e algumas poças cheias de água, poderão esconder vários perigos, buracos, ou objetos que podem dar origem a furos ou danificar os pneus, colocando assim em risco o ciclista, e para que isso não aconteça, ficam aqui algumas dicas.

Texto: José Morais – Noticias do Pedal
Foto: Arquivo do Noticias do Pedal

Desfrute também de Pedalar pode nos inspirar, doze frases inspiradoras

Que roupa usar

É importante que antes de sair de casa de bicicleta deva de ter em conta, algumas recomendações:

deve de vestir várias camadas de roupa, a mesma deve ser quente, impermeável, e própria para andar de bicicleta, já que as mesmas foram concebidas e preparadas para tal;
para as posições e movimento do corpo do ciclista enquanto pedala,
as luvas são importantes,
como calçado apropriado,
terá de haver proteção do vento, da chuva, muito essencial, já que pés e mãos, são as partes do corpo que mais sofrem, e rapidamente enregelam primeiro.

Levar uma ou duas camadas extras de roupa é importante, para o caso de o tempo piorar.

Uma mochila é importante, para levar algumas peças de roupa para o caso do frio aumentar, ou guardar no caso do tempo aquecer.

Mas não se esqueça, mesmo sentindo frio quando se inicia a pedalar, irá sentir calor ao fim de algum tempo, se isso não surgir, será porque terá demasiada roupa.

Bicicleta

Que bicicleta usar

Se tiver mais do que uma bicicleta, opte por utilizar a mais velha devidamente em condições de segurança, para um passeio com chuva ou frio que surja pelo caminho

As más condições climatéricas são prejudiciais para a bicicleta, ou se tiver possibilidades, adquira uma mais robusta

O mais importante é que em dias de chuva, deve colocar menos pressão de ar nos seus pneus, já que terá uma maior aderência na estrada.

Porém, algo quase obrigatório, e após cada viagem ou o mais breve possível, de lavar a sua bicicleta, já que não só a água suja que se apanha na estrada a chover, também a lama, e outros residios que ficam presos no quadro e nas rodas, corroem os acessórios e o quadro, assim deve depois de lavar secar, como fazer a lubrificação, garantido assim que tudo fica em condições, e pode voltar a pedalar depois sem surpresas e segurança.

Manutenção e utilização dos pneus

Manter os pneus da bicicleta em bom estado, é um dos fatores muito importantes do ciclistas, o qual deve de verificar os mesmos antes de iniciar as sua pedaladas.

Verificar se encontram em condições, sem cortes, sem rasto gasto, ou algo que o possa deixar apeado, a verificação da pressão é importante para a sua conservação.

Quando pedala com chuva, é uma altura propicia a ter furos, os quais surgem com mais frequência nesses dias, e nada é de agradável estar ao relento com um pneu furado.

Ter atenção às poças de água, já que muitas das vezes ocultam objetos hostis, o caso de vidros partidos, por isso não só em tempo de chuva, mas sempre, deve fazer parte da bicicleta, uma bomba de ar, câmara de ar extras, e remendos, material para resolver algum imprevisto que possa encontrar pela frente.

Bicicleta

A importância das bebidas e da comida

Um bidon de água é sempre importante transportar na sua bicicleta, para um trajeto curto é o suficiente, porem se a sua intenção é a de fazer longo percursos, deverá tomar em contar isso, e levar bebidas e comer.

Muitas vezes não encontra um local para comer ou beber, assim, independente da água que deve sempre trazer, deverá juntar mais bebidas, como café ou chá, neste caso armazenadas em garrafas térmicas para se manterem quentes, em especial nos dias muito frios, e levar ainda consigo barras energéticas, ou outros que possa reconfortar o seu estomago e lhe repor as forças.

Bicicleta

Mas recomenda-se antes de se ir para a estrada com a bicicleta

A documentão de identificação do ciclista é sempre importante, não se deve de esquecer.

Informar antes de sair de casa para que zona vai, levar sempre o telemóvel para contatar ou ser contatado.

Levar sempre luzes na frente e retaguarda, especialmente em tempo chuvoso, nublado, e porque pode regressar já ao escurecer ou de noite, com a luz traseira a piscar intermitente, afim de poder ser visto pelos automobilistas.

Recomenda-se também em tempo de chuva o guarda-lamas em ambas a rodas, já que evita os salpicos de água desagradáveis, tanto para o ciclista, como para outros se não pedalar sozinho.

Algo também importante, é a utilização de um protetor labial e um creme protetor facial, para que a pele não se ressentir à exposição do frio quando existir.

Parceiros

Deixe uma resposta