Trancoso de Baixo invadido por Bikes

Trancoso

O Rescaldo do 7º Raid-BTT Miratejo em Trancoso de Baixo, (União de Freguesias de são João dos Monte, Alhandra e Calhandriz no concelho de Vila Franca de Xira ), realizado numa povoação pacata e serena com 800 habitantes, que esteve em festa com o BTT no passado domingo dia 21/02/2016.

7º Raid BTT Miratejo em Trancoso de Baixo

Dos quase 230 atletas inscritos participaram nas duas vertentes existentes do 7º Raid BTT Miratejo : 30 km-Meia Maratona com +/- 900 acumulado e 50 km com +/- 1600 acumulado para os mais profissionais dos quais terminaram 139 na Meia e 82 na Maratona.

Numa manhã fresca e bastante soalheira, o Clube Recreativo e Desportivo de Trancoso organizou mais uma edição do Raid BTT Miratejo para dar a conhecer o que tem de mais precioso em Trancoso de Baixo, na sua terra muito montanhosa, a Igreja da nossa Sra. das Neves, a Ermida São João, a Serra Arieira e SubSerra, o Monumento das Linhas de Torres e a Qtª. do Bulhaco, com vistas magnificas de vários campos de visão sobre o Tejo.

Raid BTT Miratejo 2015

Após a divisão do percurso, visto faltar 500m para a meta dos 30 km , para os mais corajosos ainda tinham que percorrer mais 20 Km e muita Serrinha pela frente,  ainda faltando +/- 700 m acumulado, mas valeu a pena o esforço e dedicação pela visibilidade obtida em vários ângulos sobre o Tejo.

Desfrutar da vista panorâmica

Para os mais profissionais alcançaram a meta em 2h15m, para os restantes desfrutando da vista panorâmica, demoraram um pouco mais, tendo o ultimo chegado com 4h46m, O maior obstáculo foi a solidão derivado ao grau de dificuldade, alguns participantes da Maratona efetuaram a Meia-Maratona.

Raid BTT Miratejo

O Percurso muito bem sinalizado com placas informativas (Perigo) e (Muito Perigo), com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Alhandra em algumas descidas não clicáveis, foram incansáveis em prestar o apoio necessário.

Não tendo pontos mortos para a recuperação, porque o percurso era muito exigente, até as descidas eram muito técnicas e algumas não clicáveis, já com muito acumulado nas pernas, as retas que eram poucas ou nenhumas pareciam subidas e as descida pareciam retas o restante foi subir, subir e subir.

Finalmente a Meta á vista e com bastante desgaste físico, mas não foi inglório porque o staff recebeu-nos calorosamente com palavras de apoio e a sua simpatia.

Por fim o banhinho esperado á muito tempo, veio agua fria para arrefecer os músculos, fazendo bem ás cambrias.

Para acabar o respetivo almoço para nos aconchegar, variedade era muita e quantidade era até querer, (os aperitivos, as entradas, a sopa, os pratos, a fruta e as sobremesas) tudo estava excelente.

O Balanço foi positivo

Raid BTT Miratejo 2015
António Carvalho

Aproveitamos para entrevistar António Carvalho do Centro Social de Solidariedade do Pinhal dos Frades / O Praticante, que participou na distância curta e declaro-nos:

Amigos,…hoje participei neste Raid que teve dois percursos, um de 30Kms e outro de 50Kms.
Tive o prazer de fazer o mais curto com +/-900m acumulado.

Acfrescentando “Muito bem “desenhado” em todos os aspectos, bem sinalizado, com uma informação física da parte organizativa bastante positiva (pessoal do melhor), com algumas zonas de perigo e com zonas bastantes técnicas, mais técnicas que o costume devido à agua acumulada no terreno transformando-a em tipo “massa-consistente” tendo algumas zonas sido atravessadas com a BIKE à mão.”

Pró ano estarei lá

Referindo “Um dos grandes exemplo foi num local haver pelo cerca de quatro assistentes (bombeiros) para ajudarem a transportar as BIKES devido ao desnível.

Não deixando porém de ser posta de lado no calendário dos BTTistas muito pelo contrário, pró ANO EU ESTAREI LÀ mas,… um pouco melhor preparado para este tipo de percurso no qual só quem lá andou sabe o ESPECTACULAR que ele é.
As provas disso mesmo da minha parte são estas imagens no final na fila para a lavagem das Bikes.
ABRAÇO.” cocluiu

btt05

E os vencedores foram nos:

30 kms

Pedro Pinheiro – Ródinhas / Santos Silva com 1h 25m 46s, seguido de Ricardo Mendes – Bike Clinic – 1:27;53 e a completar o pódio Marco Teles – Individual – 1:29;19, o único representante de O Praticante nesta distância foi David Silva, que terminou na 65ª posição da geral 54º escalão – 2:44;00.

Tânia Serra – Bicicletando, foi a vencedora com 2:36;32, a segunda Marina Balula – Individual – 3:21;58 chegou quase uma hora depois e em 3ª Maria Correia – Individual – 4:08;55.

btt02
Renato Ferreira

Na Maratona

Vie Pauline foi a única mulher coragosa a enfrentar o percurso e a terminá-lo com o tempo de 4h02m 00s,

Em masculinos Renato Ferreira venceu ao despique com 2h 15m 32s o seu colega de equipa Rui Torpes – 2:15;33, ambos da PinaBike, com o 3º lugar a ser ocupado por Davide Marques – Nutrimania – 2:15;36, que não conseguiu neste evento os seus objectivo que era vencer mais uma grande prova.

O Praticante.pt esteve representado por Luís Duarte o que obteve melhor classificação 55º geral / 44º escalão – 3:40;27, seguido de Sérgio Mendes – 3:46;49 e Hélder Campaniço – 4:02;33.

Os nossos sinceros agradecimentos da parte de “ O Praticante”, dos seus atletas e fotografo por todo o apoio prestado à nossa equipa de reportagem, para que pudesse desenvolver o seu trabalho

Clique aqui e visualizem as fotos do nosso colaborador Miguel David

Até para o próximo Ano

[dividir ícone = “círculo” width = “médio”]

Texto: Luís Duarte
Fotos: Miguel David / António Carvalho

Parceiros

Deixe uma resposta