“Braga a Pedalar” sensibiliza bracarenses para a utilização da bicicleta

Cerca de uma centena de pessoas participaram no “Braga a Pedalar”, um passeio de bicicleta organizado pelo Município de Braga em parceria com a Associação de Ciclismo do Minho e a PSP, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.
A iniciativa contemplou dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física, com início e final na Praça Municipal (junto à Câmara Municipal de Braga).
Segundo Altino Bessa, Vereador do Ambiente, a iniciativa teve como principal objetivo sensibilizar os Bracarenses para a utilização da bicicleta como meio de transporte alternativo. “Hoje temos já percursos cicláveis na nossa Cidade que as pessoas podem utilizar para lazer e mesmo para fazer deslocações para os seus postos de trabalho”, disse.
O vereador fez notar que Braga é uma Cidade relativamente plana e que, embora não tenha sido estruturada para ter vias cicláveis, possui grandes potencialidades a este nível. “O Município está, através de diversos estudos, a arranjar formas de conciliar, com toda a segurança, a presença de automóveis e bicicletas nas vias”, referiu, realçando que o passeio promovido em conjunto com a Associação de Ciclismo do Minho constituiu um pequeno passo para que os cidadãos interiorizem a utilização da bicicleta como meio de transporte quotidiano.
Já Paulo Gonçalves Soares, da Associação de Ciclismo do Minho, deu conta da “crescente adesão” à iniciativa que se realizou pelo segundo ano consecutivo e que teve dois percursos distintos, um mini passeio de 5 quilómetros e outro com 15 quilómetros. A aquele responsável considera que Braga está a tornar-se numa “Cidade cada vez mais ciclável”.
A Semana Europeia da Mobilidade em Braga integrou um vasto programa de atividades e eventos que visam sensibilizar a população para a mobilidade sustentável e para os seus benefícios económicos, sociais e ambientais. O programa elaborado pelo Município de Braga, através dos pelouros do Ambiente e do Urbanismo em parceria com diversas entidades e empresas locais, pretendeu evidenciar as mais-valias da mobilidade sustentável para a melhoria do ambiente urbano e da qualidade de vida no Concelho.
Além das atividades, o Município avançou também com a adoção de medidas permanentes, das quais se destaca a criação de novas zonas de estacionamento para bicicletas e a melhoria das condições de circulação na rotunda de acesso à Universidade do Minho.
Previsto está também a criação da “Via Ciclável UM – Centro Histórico”, mediante a colocação de sinalética que autoriza a circulação de bicicletas em coexistência de tráfego com os transportes coletivos nas ruas Nova de Santa Cruz, D. Pedro V e S. Victor.
Para prevenir o estacionamento abusivo, a PSP, a Autarquia e a Polícia Municipal apresentaram o Programa “Via Azul” que será aplicado em 14 artérias da Cidade para combater os estacionamentos abusivos e irregulares, nomeadamente em cima dos passeios, passadeiras e segundas filas. O objetivo é aumentar a segurança dos peões e demais utentes da via pública, assim como melhorar a fluidez do trânsito rodoviário.
A Semana Europeia da Mobilidade é uma iniciativa promovida pela União Europeia que tem como principal objetivo consciencializar os cidadãos europeus para a importância e implicações que a melhoria das condições de mobilidade urbana podem ter na evolução da qualidade de vida nas cidades, no ambiente e saúde pública. Simultaneamente, a Comissão Europeia procura distinguir as cidades/autarquias empenhadas na promoção de políticas, iniciativas e boas práticas no sentido de melhorar a mobilidade urbana.
O tema deste ano “Escolhe. Muda. Combina.”, destaca a multimodalidade e incentiva as pessoas a refletirem sobre a variedade dos meios de transporte à disposição e a melhor forma de se combinarem entre si, numa viagem que se pode tornar assim, mais rápida e agradável.
Um dos novos aspetos do tema deste ano é dar-nos a possibilidade de reinterpretar as capacidades de um meio de transporte, vendo a viagem de A para B como uma oportunidade de enriquecer o nosso dia.

Testo e foto: ACM

Parceiros