TITAN DESERT, BRUNO ROSA COM FEITO NOTÁVEL

Foto: Organização
Bruno Rosa, ciclista de Santiago do Cacém, esteve presente no Titan Desert, um dos desafios de BTT mais exigentes do Mundo.
Fonte: Helena Santos // OPraticante.pt em cooperação com Bruno Rosa
Titan Desert
O Titan Desert, decorreu entre os dias 01 e 07 de Maio, em Marrocos.
Trata-se de uma prova de etapas de ciclismo de montanha composta por 6 etapas no deserto Marroquino.
O evento foi desenvolvido por Juan Porcar, baseado na filosofia do Paris-Dakar.
A organização é da responsabilidade da RPM-MKTG.
A prova considerada o “Dakar das bicicletas” é sem dúvida uma prova muito desafiante para qualquer ciclista, uma das provas mais duras do mundo por etapas.
Tem uma particularidade muito bem patente que é a navegação, pois os ciclistas tem de navegar entre alguns pontos de controlo (CP), e zonas de abastecimento Líquido (WP) que são obrigatórios.
A prova de renome já tem no leque de participantes grandes figuras do Worldtour, fazendo com que a prova seja também muito competitiva!
Bruno Rosa sobre a sua prova
“A nível desportivo eu consegui um 10º lugar na geral e 4º lugar no escalão.
Todavia até à penúltima etapa andei sempre na discussão e a menos de 2 minutos do 5º lugar da geral e 3º no escalão.
Infelizmente na etapa 5 quando a 15kms da meta, vinha em 5º lugar rolando juntamente com o 4º lugar entro numa zona de muita pedra e acabo por furar a roda traseira o que me impediu de continuar na discussão do pódio, pois perdi mais de 40 minutos.
A prova como é de regularidade (vai somando os tempos de cada etapa), qualquer etapa que tenhamos algum contratempo fica muito difícil recuperar.
Fica a vontade de regressar ainda mais preparado para assaltar um lugar do pódio, pois este ano ficou patente que é possível!
É de salientar que dos 20 primeiros sou o único que não tem mais membros da equipa, ou seja, estou na discussão do Titan Desert sem qualquer ajuda (um bom exemplo é no meu furo, se tivesse um colega de equipa ele poderia-me fornecer a sua roda e eu seguia ficando ele a solucionar o furo).
Infelizmente é uma contrariedade ao que estou presente, pois existem boas equipas no Titan Desert, mas acredito que com a estrela da sorte do meu lado que consigo fazer melhor em 2026!”
Bruno Rosa, representa a equipa Vasconha BTT Vouzela.
Desde 2024, é Medalha de Mérito da Freguesia de Santo André.