BUDAPESTE ’23, PORTUGAL A POSTOS PARA OS MUNDIAIS

Budapeste’23

João Vieira vai para a sua 13ª presença

Dentro de três dias, em Budapeste, realiza-se a 19ª edição dos Campeonatos Mundiais de pista ao ar livre.

Leia também

A EQUIPA DE ATLETISMO DE PORTUGAL PARA OS CAMPEONATOS MUNDIAIS

Fonte: Federação Portuguesa de Atletismo

Portugal soma 23 medalhas

Estreada em 1982, em Helsínquia, esta competição conheceu sempre participação portuguesa.

No historial da competição, Portugal soma 23 medalhas (7 de ouro, 7 de prata e 9 de bronze), tendo ainda dezenas de atletas classificados em lugares de finalista (até aos 8 primeiros).

A equipa portuguesa volta a integrar 16 atletas que, no ano passado, brilharam nos Mundiais de Oregon’22, que se realizaram em Eugene.

Entre esses atletas destacamos o campeão mundial do triplo-salto, Pedro Pichardo, as finalistas Auriol Dongmo, quinta no lanlamento do peso, e Liliana Cá, sexta no lançamento do disco, bem como o triplista Tiago Luís Pereira, que na final da sua prova ficou no 10º lugar.

Realce para o facto de a comitiva ter 29 atletas (a segunda mais numerosa de sempre, depois dos 30 atletas de Atenas’1997, igualando os 29 de Berlim’09).

Nesta comitiva, dois atletas aprestam-se para chegar ao topo dos que somam maior número de participações na prova: João Vieira, que vai para a sua 13ª presença, podendo igualar o espanhol José Manuel Garcia que lidera a lista com 13 participações; e Inês Henriques, que enfrenta a sua 11ª participação, igualando a atleta que tem mais presenças, Susana Feitor, com 11. Ninguém mais, no Mundo, tem este registo.

Inês Henriques enfrenta a sua 11ª participação

Campeonatos Mundiais de pista ao ar livre Budapeste ’23

No documento em anexo temos a composição da equipa portuguesa, os seus melhores resultados de sempre e desta época, as suas internacionalizações em grandes competições: Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais, Campeonatos Europeus e Campeonatos da Europa por Equipas.

Temos também um resumo dos principais resultados dos atletas portugueses, com medalhados e finalistas, os recordes de Portugal e as melhores portuguesas na competição.

Depois, para além da informação de todos os portugueses em Mundiais, temos também um ranking dos 10 melhores portugueses do ano e dos 10 melhores de sempre.

A competição será transmitida em Portugal pela RTP e também pelo Eurosport.

O primeiro grupo de atletas e restante comitiva deslocou-se hoje para Budapeste, com concentração no aeroporto de Lisboa às 13.30 horas.

Parceiros

Deixe um comentário