Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Cegos e Baixa Visão no Campeonato do Mundo de Judo

O Campeonato do Mundo de Judo para Cegos e Baixa Visão – Odivelas 2018 foi apresentado esta terça-feira, 13 de novembro, no Pavilhão Multiusos de Odivelas. A competição cumpre-se entre os dias 16 e 18 de novembro, em Odivelas.

Campeonato do Mundo de Judo para Cegos e Baixa Visão

A maior competição Mundial do calendário de Judo da International Blind Sports Federation (IBSA) reúne cerca de 296 Atletas (194 masculinos e 102 femininos) em representação de 43 países. A prova marca o início da Qualificação Paralímpica para os Jogos de Tóquio 2020, sendo também a que mais pontos atribui para o Ranking Mundial.

Odivelas, candidata a Cidade Europeia do Desporto 2020, é o município anfitrião do Campeonato do Mundo de Judo para Cegos e Baixa Visão.

A Apresentação do Campeonato do Mundo de Judo para Cegos e Baixa Visão contou com a presença de várias individualidades e de 5 Judocas em competição: Ruben Gonçalves, Djibrilo Iafa, Henrique Sousa, Sérgio Mendes e Miguel Vieira.

Encerrada a apresentação, seguiu-se uma Demonstração de Judo para Cegos, na Nave Principal do Pavilhão.

Odivelas já está habituada a ser a Casa do Judo

Odivelas já está habituada a ser a Casa do Judo. O Desporto é um instrumento de inclusão social. Esta prova, para além do aspeto competitivo e importância mundial, serve também para alertar consciências.” referiu Paulo César – Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Odivelas

Preocupação com a inclusão

Ao longo do nosso mandato, temos tido uma preocupação com a inclusão. Esta Seleção Nacional de Judocas Cegos tem estado presente em todos os Estágios que realizamos. É um procedimento que temos feito ao longo destes últimos 2 anos e é para continuar.” declarou o Presidente da Federação Portuguesa de Judo – Jorge Fernandes

Jorge Fernandes – Presidente da Federação Portuguesa de Judo

É gratificante receber um Evento desta dimensão

É gratificante receber um Evento desta dimensão em Portugal. A organização deste Campeonato só é possível graças ao esforço conjunto de todas a entidades envolvidas. Temos a certeza que vai ser um sucesso. Quero desejar a maior sorte a estes Judocas.” mencionou João Fernandes – Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência.

É  a prova mais importante do calendário mundial

Quero saudar a Federação Portuguesa de Judo pelo grande desafio que tem pela frente. Todos sabemos a importância desta competição. Pelo número de Atletas e Países presentes e pelo peso que tem no ranking mundial e na qualificação paralímpica, é a mais importante do calendário mundial.” disse o Presidente do Comité Paralímpico de Portugal – José Manuel Lourenço

A equipa está motivada e forte

Temos feito a nossa preparação ao longo do ano, com vários estágios e competições internacionais. A equipa está motivada e forte. Vamos esperar para ver que resultados alcançamos, mas o animo deles está em alta.” salientou Jerónimo Ferreira – Treinador da Seleção Nacional Paralímpica.

Dar o nosso melhor combate a combate

“Estamos preparados psicologicamente e fisicamente para responder a todos os desafios competitivos que temos pela frente. O nosso objetivo é estar focados dentro do tapete e dar o nosso melhor combate a combate.” declarou o judoca da Seleção Nacional – Miguel Vieira.

Cegos
Miguel Vieira – Foto de arquivo

Vai ser o meu primeiro mundial

Vai ser o meu primeiro mundial. Sinto-me muito motivado e bastante preparado. Quero agradecer à Federação Portuguesa de Judo por todo o apoio que nos tem dado na preparação para esta prova.” referiu Djibrilo Iafa – Judoca da Seleção Nacional.

Evento no facebook.

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta