CAMPEONATO NACIONAL DE FUNDO É HISTÓRICO

Montemor-o-Velho

Foto: Luís Fráguas

É já este fim de semana que se realiza o Campeonato Nacional de Fundo 2022

O Campeonato Nacional de Fundo 2022 é uma prova histórica na modalidade de canoagem em Portugal.

Trata-se da competição nacional que conta com o maior número de participação de atletas entre todas as especialidades e conta ainda como os principais nomes da Canoagem Portuguesa.

Texto: Federação Portuguesa de Canoagem

Campeonato Nacional de Fundo é uma prova histórica

Realizar-se-á, pelo segundo ano consecutivo, nos dias 26 e 27 de março, no Rio Tua, no centro de Mirandela.

O rio Tua é um dos principais afluentes do rio Douro e resulta da junção dos rios Tuela e Rabaçal, ambos nascidos em Espanha.

O Tua forma-se apenas em território português, a montante da cidade de Mirandela, onde inicia a sua viagem até se encontrar com o Douro.

O Campeonato Nacional de Fundo é disputado em 42 categorias e conta com cerca de 1000 atletas que representam mais de 50 clubes de todo o continente e ilhas.

Esta é uma prova que se disputa em circuito de 2000, 3000 e 5000 metros dependendo da categoria com embarcações Monolugares em K1 ( kayak) C1 (canoa) e SUPC (Standupcanoe).

Campeonato Nacional de Fundo
Fernando Pimenta

Imbatível desde 2009, Fernando Pimenta soma 13 títulos

Portugal é o atual Vice-Campeão do Mundo de K1 5000 metros, com Fernando Pimenta que já foi campeão do Mundo nesta distancia em 2018.

Fernando Pimenta é o atual campeão nacional desta prova em K1 Sénior, sendo o atleta com mais títulos Nacionais de sempre nesta prova. É imbatível desde 2009 e soma 13 títulos desde então nesta prova.

Estarão ainda presentes nesta competição nomes como João Ribeiro (SLBenfica), Teresa Portela (SLBenfica) entre outros atletas Olímpicos e ex Olímpicos.

Com o tempo de 19:24.28 obtido em 2011 por Fernando Pimenta tem o record nacional da prova.

Parceiros