Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Carvalhal linda localidade, praia e BTT, conjugação perfeita

Mais de 200 amigos da bicicleta estiveram presentes no passado Domingo dia 19 na 4ª Maratona de BTT do Carvalhal, organização conjunta da Junta de Freguesia do Carvalhal e Juventude Desportiva do Carvalhal.

Foto: António Tobias

Conhecer Carvalhal

A freguesia do Carvalhal é a mais recente do concelho de Grândola com uma área aproximada de 82km² e uma orla costeira de 30km. A sede da freguesia situa-se a 22km de Grândola, a 25km de Tróia e a 17km de Melides.

Em termos geológicos, o seu território é, na sua maior parte, constituído por dunas arenosas e sapais. Uma parte importante deste território, a península de Tróia, com cerca de 17 km de comprimento e 1,5 km de largura, é o resultado da acumulação de areias fluviais e marítimas.

Foto: António Tobias

A fragilidade destes ecossistemas e, simultaneamente, a sua riqueza biológica, levaram a que uma parte fosse considerada reserva botânica, e a outra fosse integrada na reserva do Estuário do Sado. Perante estas características o revestimento vegetal é basicamente constituído por pinheiros, tojeiras, camarinheiras e estornos, extensas zonas de arrozal, outras culturas e alguma vinha.

O evento teve inicio ás 9 horas junto á sede da freguesia do Carvalhal, composto por um circuito de 45km de dificuldade técnica e física de grau 3 e um outro circuito de 70km de dificuldade técnica e física de grau 4.

Duarte Abundância e Paulo Costa – Foto: Carina Sousa

Na impossibilidade de representantes de OPraticante.pt no evento com muita pena minha / nossa, foi através das opiniões dos vencedores que consegui ter uma ideia mínima do esforço despendido pela organização para realizar um evento desta envergadura com circuitos rolantes, com alguma areia e com excelentes marcações que permitiram aos participantes chegar aos objetivos sem grandes percalços.

Filipa Fidalgo – Foto: António Tobias

Duas corajosas nos 70km femininos

Filipa Fidalgo (MF Bike Team) com o tempo 02:51:06h conquistou o 1º lugar dos 70km femininos, á frente da adversária Nathalie Duellman (ADECT Garrafeira Soares) com 03:00:45h.

Após a prova a satisfação da Filipa era notória e passo a citar “ Circuito de tirar a respiração! (…) estradões infinitos limitados por uma paisagem espetacular.
Muito bem marcado, não tivemos qualquer problema em saber o caminho a seguir.
Foi notório o trabalho que teve! (…) vale a pena pelo envolvente e pelo espirito bttista que a organização transmite.
Organização “TOP”, todos muito simpáticos, rápidas respostas e dedicação no objetivo final.
A nossa equipa ficou lá de Sábado para Domingo no campo de futebol e as condições eram impecáveis, não faltou nada.

Pedro Militão – Foto: Carina Sousa

70km masculinos disputados até ao final

Já nos 70km masculinos a prova foi disputada até final, tendo o 1º quinteto ficado separado na classificação geral por menos de 30 segundos. José Pedro Melitão (Focus Bikes Portugal/Btt Seia) 02:09:43h, Pedro Rita (Team Escala Visual) 02:09:44h, David Maltez (Clube Cuba Aventura) 02:09:51h, Hugo “Espigão” Carvalho (Team Escala Visual) 02:10:03h e José Cantante (Team Escala Visual). Para além dos vencedores, é de destacar a força da Team Escala Visual, a colocar três bttistas nos cinco primeiros lugares.

Hugo “Espigão” Carvalho – Foto: Carina Sousa

Hugo “Espigão” Carvalho, manifestou-nos “Ano após ano tem sido incrível como esta organização consegue contornar este “problema” e tornar um percurso de 70km completamente ciclável sem paragens por causa da areia.
Campos e mais campos regados, paletes por cima da dita cuja, este ano foi demais mesmo.
Percurso muito bem sinalizado, grande apoio ao longo do mesmo, muitas águas, aquele repasto final com imensas entradas, bebidas variadas, porco no espeto, aquele arroz doce.
Os lindíssimos troféus, as tradicionais sacas de batata doce, o apoio incansável desta Organização, a arte de bem receber, torna-a sem dúvida numa das melhores a nível nacional e arredores.

David Maltez – Foto: Carina Sousa

Vencedores por escalão 70 kms

Elites – Filipa Fidalgo – MF Bike Team / F40 – Nathalie Duellmann – ADECT Garrafeira Soares

Elites – Gonçalo Lestre – GDUAzoia / M30 – José Melitao – ocus Bikes Portugal / Btt Seia / M35 – Pedro Rita – Team Escala Visual / M40 – David Maltez – Clube Cuba Aventura / M45 – Eurico Gonçalves – 5Quinas.cc Cyclin Equipment / M50 – Jorge Sobral – G.D.Santa Cruz / LitoralMotors.pt / M55 – Joaquim Figueiredo – N10 Bike Shop

Orieta Oliveira – Foto: Carina Sousa

45km femininos dominados pela Orieta Oliveira

O circuito dos 45km foi dominado pela bttista Orieta Oliveira (5Quinas/Municipio de Albufeira/CDASJ) com o tempo de 01:54:19h, Maria de Jesus (Team Escala Visual) 02:00:18h e Vanda Santos ( Pet Wash) 02:01:32h, ocuparam respetivamente o 2º e 3º lugares do pódio.

Maria Jesus – Foto: Carina Sousa

Rodrigo Mateus “Selvagem” o vencedor nos 45km

Na vertente masculina dos 45km, Pedro Trindade, um dos elementos favoritos á vitória final, sofreu uma queda na fase inicial da corrida, que obrigou á sua desistência da prova. Desde já o desejo de uma recuperação rápida. No entanto a situação negativa motivou o seu colega de equipa Rodrigo Mateus “Selvagem” (JDM/Snack Bar Pinheiro da Chave) que conquistou o 1º lugar com o tempo de 01:29:08h numa disputa final com algum desportivismo á mistura dado ser o “homem da casa”, logo à frente da dupla da equipa BTT Casa de Benfica de Grândola, Luís Morgano 01:29:11h e Rui Serrano 01:29:17h.

Rodrigo Mateus – Foto: Carina Sousa

Após a prova Rodrigo Mateus “Selvagem” como é conhecido na zona, desvalorizou a vitória no circuito em virtude da queda do colega de equipa, o qual considerava o favorito. “Para mim, enquanto atleta e residente da Comporta há quase 40 anos, considero que estes eventos desportivos são a melhor forma de dar a conheceras características e potencialidades da maior herdade privada do país.

Foto: António Tobias

Acrescentando “Porque permite conhecer as fontes de atividade económica da zona, designadamente, os arrozais, as áreas agrícolas, os viveiros de relvas, o cais palafítico, e algumas zonas de desenvolvimento turístico. Do ponto de vista desportivo, o meu resultado surge na sequência do conhecimento do terreno, da preparação específica para este evento e da motivação de estar a correr perto de casa.

Foto: António Tobias

Vencedores por escalão 45 kms

Elites – Ana Rita Paulo – GTCFCar / BTT Pedal’Ar Livre / F30 – Orieta Oliveira – 5Quinas / Munícipio de Albufeira / CDASJ / F40 – Maria Jesus – Team Escala Visual

Juniores – João Pastagem – Clube BTT Grândola / Elites – Roberto Silva Clube BTT Grândola / M30 – Luís Morgado – Equipa BTT Casa Benfica Grândola / M35 – Rodrigo Mateus – JDM/Snack Bar Piheiro da Chave / M40 – José Pinela – Equipa BTT Casa Benfica Grândola / M45 – Rui Serrano – Equipa BTT Casa Benfica Grândola / M50 – Paulo Duque – Racing Bikes / M55 – Luís Beja – Juventude Atlético Clube

Foto: António Tobias

Perante as opiniões dos participantes, quero agradecer em nome de OPraticante.pt os feedbacks, a colaboração de todos para a elaboração deste artigo e dar os parabéns á organização, ao apoio fotográfico do Sr. António Tobias e Carina Sousa e rápidas melhoras aos menos sortudos.

Texto: Francisco Heitor
Fotos: António Tobias / Carina Sousa

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta