Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq

Casqueiro Alentejano, uma corrida, vens participar ??

Está de volta a Vila Nova de Santo André, a 6ª edição da corrida do Casqueiro e caminhada, evento integrado nas festividades de elevação de Vila Nova de Santo André a cidade.

O Casqueiro, um pão de trigo alentejano, têm sido nome inserido em vários eventos organizados pelos Os Kotas, numa clara promoção deste bem alimentício, uma referência na região.

Casqueiro – pão de trigo alentejano

História dos Cereais e do pão de trigo alentejano

Embora pareça terem sido os Romanos a introduzir os cereais no Alentejo (tornando esta província no celeiro de Roma), foi o engenho e arte dos Árabes que nos deram a capacidade de transformar o cereal neste pão tão caro aos Alentejanos.

Deve-se tal facto à arte de engenharia dos Árabes que, vivendo nesta região, nela introduziram as azenhas e as noras. O pão foi, e ainda é, a base da alimentação alentejana, na qual tem um papel primordial, «enchendo a barriga».

Escreve Lúcio Camacho que «… um bom pedaço de pão, um naco de toucinho ou linguiça, ou ainda um punhado de azeitonas e uns goles de água da enfusa, e estava muitas vezes feita a refeição do rural».

João Caldeira relembra que «o pão foi um alimento venerado… por isso era benzido no alguidar onde levedava e… por isso era crime deixá-lo cair ao chão.., era o “panito”, diminutivo referido com toda a afeição… nada se comia sem pão… aquilo que o acompanhava recebia o nome de conduto, por a ele conduzir».

Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural – Fonte deste paragrafo de história do pão de trigo do alentejo

Corrida do Casqueiro

Corrida do Casqueiro

Numa parceria de Os Kotas, com o G.D.C.T. Repsol Polímeros e a Associação de Atletismo de Setúbal, terá inicio ás 21h de dia 15 de junho, a corrida que durante 10km irá percorrer um circuito urbano ao inicio da noite.

Como o nome da prova indica e é já característico nesta prova, o tradicional pão de trigo alentejano não irá faltar no kit de atleta entregue aquando do levantamento dos dorsais.

Fotos de António Tobias / Cristina Coelho

4º Troféu Litoral Alentejano

À semelhança de edições anteriores, a Corrida do Casqueiro está inserida no 4º Troféu Litoral Alentejano, do qual também fazem parte a Corrida de S. Francisco da Serra a realizar no dia 6 de julho de 2019 pelas 19h, organizado pelo Grupo Desportivo de S. Francisco da Serra e pela Corrida da Lagoa de Santo André, a 13 de julho pelas 19h, organizada pela Junta de Freguesia de Vila Nova de Santo André.

Sendo esta a corrida da Lagoa de Santo André, a terceira prova e a ultima prova do troféu, serão entregues os prémios correspondentes aos 3 primeiros classificados do mesmo.

Página do evento.

Inscrições.

Texto: Francisco Heitor
Fotos: António Tobias / Cristina Coelho

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta