Maratona Castro Verde, que de verde só o cansaço!

Castro Verde

Em Castro Verde, início de dia muito bom para a prática da modalidade de BTT, para enfrentar as três distâncias da Maratona Castro Verde.

Entrega de dorsais rápidas e eficiente, pequeno-almoço (bolos sumos e fruta) para quem quisesse.

Animador de serviço o amigo Joaquim Tadeu senhor já muito experiente nestes ambientes e coisas do btt, até consegue arrancar um sorriso no final ao atleta mais exausto, quanto mais no inicio que ainda dispomos das forças todas.

 

Maratona Castro Verde

Partida às 9h da Maratona Castro Verde em ponto com os primeiros kms controlados por uma viatura da organização e com passagem pelas principais ruas da vila, onde os atletas eram aplaudidos e ouviam-se umas palavras de incentivo.

Já fora da vila é dada liberdade total aos atletas para cada um prosseguir à sua velocidade, os caminhos de terra batida receberam os cerca de 200 atletas que fizeram uma nuvem de pó, quem estava mais atrás tinha que circular com muito cuidado, pois o pó denso provocou uma camada de nevoeiro que não proporcionava uma visibilidade total do trilho.

Ao km 7 aparecia a primeira exigência, uma subida que obrigava os atletas a aplicarem-se… ainda mal o corpo não se tinha recomposto deste esforço já se chegava ao Km 17 onde morava a subida mais exigente do percurso. Subida a São Pedro das Cabeças (local onde na historia diz ter sido a batalha de Ourique).

Neste local se encontrava o primeiro abastecimento solido, pois líquidos a organização teve a preocupação de quase de 10 em 10 km colocarem postos onde existiam somente águas.

Separação de percursos

Km 27/28 separação de percursos e depois de mais umas pedaladas e mais uns kms percorridos voltava-se a subir a São Pedro por outro lado e desta vez menos exigente…

Conforme as horas iam passando o calor ia marcando o bronze e cansaço no corpo dos atletas, mas o empenho por terminar a prova bem classificado prosseguia no espirito, na mente de cada um.

A partir dai era sempre a rolar 5 ou 6 kms até á meta, pois já não existiam mais dificuldades, mas engana-se quem afirmar que o Alentejo é plano.

 

Ao chegar a meta havia a tradicional animação continuava com o amigo Joaquim Tadeu a animar a malta, e onde havia frutas e bebidas energéticas para recuperação dos atletas.

Depois de todo o sofrimento era tempo do belo banho e almoço, o já tradicional porco no espeto, que fez as delicias de todos os participantes e acompanhantes.

Entrega de prémios para 1,2,3 da geral e de cada escalão para os 45km e 60km.

Nos 20km só havia premio para os juvenis, um incentivo para o mais novos abraçarem a modalidade e poderem sonhar com um futuro de campeões.

E também um sorteio de um leque de vários prémios, ofertas de varias empresas e comércio local da zona. Sinal que esta prova tem o aval e ajuda, o que faz com que a modalidade e a prova em questão tenha “pernas” para continuar…

3 percursos 25, 40 e 60km e os vencedores foram:

20 kms (33 participantes)

Guilherme Garanhão – 47;25, seguido de Miguel Batista – 51;31 em 2º e em 3º Angelo Martins – 53;12.

 

Sandra Sago – 1h35m16s foi a vencedora feminina, Daniela Castilho – 1:40;03 e Beatriz Rocha – 1:40;05 completaram o pódio.

Na frente Duarte Abundância

40 Kms (111 participantes )

A vitória feminina assentou com uma luva à Veterana Leontina Palhas que necessitou de somente 2:14;56 para percorrer o percurso, nos lugares imediatos classificaram-se Lau Ribeiro – 2:21;45 e Susana Fialho – 2:24;28.

 

Aqui nesta distância existiu o que mais gosta quem assiste aos eventos, despique entre o 2º e 3º classificados com Carlos Matos – 1:39;02 a levar a melhor sobre José Pinela – 1:39;44, com Tiago Galhano – 1:37;55 a obter a vitória.

Na frente Carlos Matos

 

60 Kms (70 participantes )

Filipe Coelho – 2:19;40 foi o vencedor destacado, com o 2º lugar a ser conquistado por Ricardo Félix – 2:23;41 e o 3º por José Cantante – 2:25;03.

 

Marisa Raimundo – 3:18;37 venceu, Mónica Correia – 3:25;20 seguiu-se na classificação e Maria Venâncio – 3:30;47 fechou o pódio.

David Maltez na frente

 

Classificações.

Sitio oficial do evento.

Evento no facebook.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Rui Bastos
Fotos: FotosBtt Carina Sousa

Parceiros