Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Celorico e Mondim unidos na corrida

Após Mondim de Basto ter sido anfitrião na partida da Corrida de São Tiago em 2016, coube este ano ao município de Celorico de Basto a responsabilidade de dar o tiro partida da 3ª Edição.

A Corrida de São Tiago é uma corrida com uma extensão de 12 km que liga os municípios de Celorico e Mondim de Basto.

Encontra-se inserida no âmbito das Festas de São Cristóvão de Mondim de Basto e a organização é da responsabilidade da AMA – Associação Mondim Atletismo.

Uma vez mais, a AMA, fundada em 2014, aceitou com sucesso o desafio lançado pela da comissão de Festas de São Cristóvão de Mondim de Basto lançado em 2015.

Associado à corrida também se realizou a caminha de 8 km pela antiga linha do Tâmega agora reconvertida em ecopista.

Partida em Celorico de Basto

Antes da partida os atletas tiveram oportunidade de conhecer o percurso da corrida com um passeio de autocarro de Mondim para Celorico em direção à partida, podendo confortavelmente disfrutar das paisagens deslumbrantes que a região proporciona.

Às 9:30 iniciou-se o regresso para Mondim mas desta vez a correr.

O percurso exigente em termos físicos, ora com descidas ora com subidas prolongadas é menos penoso que no sentido Mondim/Celorico.

Os atletas percorreram os 12 km do trajeto com temperaturas elevadas na ordem dos 30 graus.

Cientes do calor que se iria fazer sentir, a organização antecipou em 30 minutos a partida em relação ao ano anterior e previu vários abastecimentos ao longo do trajeto.

No final da corrida, não faltaram os tradicionais comes-e-bebes oferecidos pela organização aos participantes da prova.

Eduardo Meireles, vice-presidente da AMA – Associação de Atletismo, referiu no final da prova, que a corrida foi uma vez mais muito positiva, e que a adesão dos atletas apesar de muito satisfatória, ficou condicionada devidas a outras provas de atletismo a decorrer no país.
Pensa que a prova tem um futuro promissor pela sua originalidade (inversão dos trajetos de um ano para o outro) e pelo cenário verdejante com o Rio Tâmega em pano de fundo existente na região.

Vencedores Geral

Masculinos

Em termos competitivos, o atleta José Pereira do ACSD de Pedraído foi o primeiro a cortar a meta com o tempo de 42min31seg, seguido de Pedro Magalhães, da AMA – Associação Mondim Atletismo, atleta da casa, com o tempo de 43min13seg e completou o pódio masculino o atleta Nuno Fernandes, do Clube de Atletismo de Fafe com o tempo de 43min15seg.

Femininas

Jessica Pontes, do Liberdade FC, foi a primeira atleta feminina a cortar a meta com 49min09seg, Andreia Cunha, do Figueiredos Runners & Friends, foi a segunda com 51min44seg e completou o pódio Ana Teixeira, com o tempo de 1h00m.

Equipa da Associação Desportiva de Amarante

A Associação Desportiva de Amarante esteve presente com 19 elementos da secção de atletismo, Miguel Queirós, José Rocha, Rosa Barros, Fernando Cerqueira, Clara Carvalho, Luís Azevedo, Jaime Pereira, José Azevedo, César Duarte, Paulo Vasconcelos, António Gonçalves, Miguel Ferrás, Manuel Vieira, Carlos Queirós, Paula Cerqueira, Sílvio Pinto, Eduardo Ribeiro e André Martins sendo de destacar o pódio em Veteranos F40 de Rosa Barros, 2º classificado, com o tempo de 1h01m.

A A.D. Atletismo foi a equipa mais numerosa da prova tendo tido as honras do pódio.

Texto: Davide Pinheiro
Fotos: Davide Pinheiro e Organização

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta