Clube Aventura Juvenil da Raposa acaba a época em grande

bttTerminou no passado domingo a época de ciclismo no CAJ Raposa. No final de Janeiro em entrevista o treinador Gonçalo Estêvão, previa uma época muito boa, pois o coletivo era muito interessante e que iria tentar fazer frente às grandes equipas. Como clube de formação, os 19 atletas filiados, 11 são de escalões de escolas de ciclismo e 8 a escalões de formação/competição. Pela primeira vez na sua história, atletas de outros clubes optaram por mudar e competir pelo CAJ Raposa, já que até então, apenas tinha sido o oposto.

Passados 9 meses de competição, o CAJ Raposa participou em 30 eventos (regionais e nacionais) de Norte a Sul do país (Estrada, BTT, Pista e Enduro) totalizando perto de 7000km nas deslocações a esses mesmos eventos. Os atletas subiram ao pódio 152 vezes individualmente e por equipas 20 vezes, confirmando a previsão feita pelo treinador no inicio do ano.

Desses resultados destacam-se duas campeãs nacionais de Estrada em Juvenis, um vice-campeão de BTT em Juvenis, o vencedor da Taça de Portugal de Enduro BTT em cadetes, cinco vencedores da Taça Regional de Estrada e quatro da Taça Regional de BTT. Coletivamente o CAJ Raposa sagrou-se campeão Regional de Estrada em Escolas de Ciclismo e vice-campeão Regional de BTT em Escolas de Ciclismo.

Mas não é só competição e ao longo da época foram realizados 62 treinos de equipa (113 horas). Também se organizaram dois treinos longos em BTT antes do início da época, dando a possibilidade dos atletas poderem ter outras experiências. Montejunto e os Caminhos de Fátima foram os escolhidos.
É importante realçar que a Raposa é uma pequena localidade com poucos habitantes, onde não há muitas crianças e jovens e uma das formas de cativar mais atletas fora da freguesia/conselho é não ter mensalidades nem taxas de inscrição, indo contra ao que é “normal” no desporto de formação federado, algo que algumas instituições não têm tido em conta, balizando tudo por igual, prejudicando bastante o CAJ Raposa ao longo dos anos. É importante realçar o apoio da Junta de Freguesia de Raposa, onde disponibilizou transporte para grande parte das deslocações, sem o qual os atletas do CAJ Raposa não teriam hipótese de participar.
Para 2016 o CAJ Raposa vai tentar dar continuidade ao que tem sido desenvolvido até então, sendo que está previsto a participação em provas de competição de nível nacional em Estrada. Certamente que os atletas do CAJ Raposa, como habitualmente fazem, irão lutar em pista para levar a camisola ao pódio o maior número de vezes possível!

Títulos relevantes
Joana Cortiço – Campeã Nacional Estrada – Juvenis
Ana Fernandes – Campeã Nacional Estrada – Iniciadas
Carlos Fernandes – Vice-Campeão BTT – Juvenis
Rodrigo Matias – Vencedor Taça Portugal Enduro BTT – Cadetes
Cláudia Silva – Vencedora Taça Regional BTT – Sub-23
Ana Fernandes – Vencedora Taça Regional BTT – Cadetes
Joana Cortiço – Vencedora Taça Regional BTT – Juvenis
Ana Fernandes – Vencedora Taça Regional BTT – Iniciadas
Cláudia Silva – Vencedora Taça Regional Estrada – Sub-23
Ana Fernandes – Vencedora Taça Regional Estrada – Cadetes
Joana Cortiço – Vencedora Taça Regional Estrada – Juvenis
Ana Fernandes – Vencedora Taça Regional Estrada – Iniciadas
João Anunciação – Vencedor Taça Regional Estrada – Benjamins

Colectivo – Campeão Regional Estrada – Escolas
Colectivo – Vice-Campeão Regional BTT – Escolas