2ª Rota da Castanha pelas serras

No passado dia 08 de Novembro a Secção de BTT do Inter Caima, realizou mais uma edição da “2ª Rota da Castanha/XIII Passeio BTT de São Martinho”, evento inserido no programa da Feira da Castanha em São Pedro de Castelões.

Com um número de participantes a rondar os 300 atletas, entre os quais 12 atletas femininas, concentraram-se pelas 9 horas da manhã junto às Piscinas Municipais, onde se deu a partida simbólica para mais uma aventura, passando de seguida pelo recinto da Feira da Castanha e centro de Vale de Cambra.

Com o longo comboio de Bttistas já fora do centro da cidade, foi dada a partida real, e os atletas percorreram algumas aldeias e lugares do concelho; Gainde, Lourosa, Amarelas, Porto Novo, a aldeia do Trebilhadoiro (onde foi efetuado o reforço do passeio), Merujal (reforço da rota) em plena Serra da Freita, Função, Cepelos, Gatão, Irijó, Chã, Srª Saúde, Barbeito, Areias e de volta à meta em Vale de Cambra.

Durante este percurso foram percorridas 3 serras; Freita, Arestal e Escaíba, com um percurso misto, no inicio por estrada, entrando depois em caminhos de terra e alguns empedrados dentro das aldeias, seguindo-se a subida rainha à serra da freita, onde foi atribuido ao 1º a chegar, o título “Rei da Montanha”. De seguida, com uma descida em plena reserva natural da freita, os atletas foram premiados por um rockgarden natural de algumas centenas de metros e estradões rápidos com curvas e contra-curvas, sempre com declives acentuados, ao gosto do mais exigente freerider. Terminando essa subida começava nova aventura com paisagens diferentes, trilho serpenteando junto às margens do rio Caima, foram subindo pouco a pouco, alternando entre estradões e singletracks, sempre com os verdes e castanhos presente na vegetação, próprios do Outono. Já em plena serra do Arestal começou outra epopeia, a descida final da serra da Escaíba, marcada por estradões rápidos de terra batida, finalizando em singletrack, já a 2 km da meta.

Por volta da 13 horas, e após mais de 70% dos participantes terem chegado à meta, foi efetuada a entrega dos merecidos trófeus

Classificações
1º Classificado Júnior – Daniel Silva da Arouca BTT Team
2º Classificado Júnior – Filipe Silva da Transportes Vidal Figueiredo Azemeis e Vida ECBN
3º Classificado Júnior – Nuno Fernandes em Individual

1º Classificado Elite – Ricardo Silva da Arouca BTT Team
2º Classificado Elite – Miguel Pinho da Silampos-J.Santos-VillaCesari
3º Classificado Elite – Ricardo Machado da BTT Brandoense

1º Classificado Master 30 – Daniel Bastos do Mozinho MTB-Martos-HRV
2º Classificado Master 30 – João Moreira da Covema – BTT Vale Cambra
3º Classificado Master 30 – Marco Santos da Excepção BTT

1º Classificado Master 40 – Francisco Almeida da Covema – BTT Vale Cambra
2º Classificado Master 40 – Rui Alves da Fisiosimetria-Sitassur
3º Classificado Master 40 – Arlindo Pires da Fermaq

1º Classificado Master 50 – Inácio Pinho da Fullwear RP
2º Classificado Master 50 – Óscar Sousa da Roadbikers Team
3º Classificado Master 50 – José Santos da ACMA BTT

1ª Classificada Feminina – Sónia Ramalho do Mozinho MTB-Martos-HRV
2ª Classificada Feminina – Célia Pereira do K2BTT
3ª Classificada Feminina – Laura Bastos de Vale de Cambra

Rei da Montanha – Paulo Santos da ACMA BTT
Atleta mais Jovem – David Pinho de Rogê
Atleta menos Jovem – António Tavares dos Cagaréus Bike Team
Equipa mais Numerosa – os Offroad de Vale de Cambra

O almoço convívio foi serviço na sede do Inter Caima e a ementa foi caldo verde, feijoada de carne/enchidos e febras, regado com água, sumo e vinhos da região, sobremesa rabanadas e como não podia deixar de ser castanhas e jeropiga no final.

Texto: Nuno Almeida

Parceiros

Deixe uma resposta