CORRER AO RITMO DA CAPITAL NA SÃO SILVESTRE DE LISBOA
A 30 de dezembro, iremos correr ao ritmo da capital!
A 16ª edição da Lidl São Silvestre de Lisboa, organizada pela HMS Sports em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC, realiza-se na noite do último sábado do ano, pelas 21h30, com a Avenida da Liberdade a ser o palco de partida e de consagração de todos os participantes da corrida de 10 km.
A Clube Pelicas São Silvestre da Pequenada, para crianças nascidas entre 2010 e 2018, regressa a Monsanto, a 16 de dezembro.
Desde 2008 esta iniciativa desportiva já reuniu mais de 120.000 atletas. As inscrições estão disponíveis aqui.
Juntos, corremos ao ritmo da capital!
“Em 2023, celebramos 16 edições da primeira prova organizada pela HMS Sports e queremos que seja especial para quem acredita e tem participado neste projeto.
São 16 anos de um evento realizado no coração da capital portuguesa, que já faz parte da cidade.
Uma prova enriquecida pelas iluminações natalícias espalhadas pelas ruas de Lisboa.
Um desafio que fomenta a prática desportiva entre pessoas de vários pontos do nosso país e também do Mundo”, considera Hugo Miguel Sousa, CEO da HMS Sports.
“No ano passado, a 15ª edição da Lidl São Silvestre de Lisboa esgotou as inscrições no início de dezembro, com o recorde de 12.500 inscritos na corrida de 10 km e 300 crianças na Clube Pelicas São Silvestre da Pequenada.
Aliás, foi uma edição de recordes, pois alcançou um novo máximo de senhoras inscritas: 38% e também o recorde de nacionalidades dos inscritos, com 49 nacionalidades representadas, dos cinco continentes.
Gostaríamos de superar estes números em 2023”, reforça o diretor da prova.
São Silvestre de Lisboa para quem gosta de desafios
“Para quem gosta de desafios a Lidl São Silvestre de Lisboa é a prova ideal.
A Avenida da Liberdade recebe os atletas que têm pela frente um percurso de 10 quilómetros nas principais artérias da cidade.
Há muita animação musical em diversos pontos do trajeto.
A subida da Avenida da Liberdade antecede a passagem pela rotunda do Marquês de Pombal e a descida para a meta instalada no final da avenida.
O evento tem acompanhamento televisivo em direto e reúne, no mesmo espaço, atletas de elite e anónimos.
É uma promoção do desporto que reforçam o brilho e o encanto da nossa Lisboa”, acrescenta Hugo Sousa.
Com mais de 120.000 atletas em 15 edições, o evento alcançou as marcas de 12.000 inscritos em 2015 e 2019, anos em que a São Silvestre de Lisboa foi a corrida de 10 km com mais atletas chegados à meta em Portugal: 10.150 classificados em 2015 e 10.114 classificados em 2019.
Em 2022, fixou o recorde nos 12.500 inscritos.
A 30 de dezembro, a Av. da Liberdade será o ponto de partida (21h30) e de chegada para a corrida de 10 km, com os atletas de 18 ou mais anos a percorrerem a Zona Ribeirinha de Lisboa.
Para que todos possam desfrutar ao máximo da Lidl São Silvestre de Lisboa, a partida será feita por vagas: os atletas não partirão em simultâneo, mas sim de forma faseada.
O tempo de chip será ativado apenas quando o participante passar a linha de partida.
Desafio Homens versus Mulheres
No desafio Homens versus Mulheres, dirigido aos atletas de elite, os homens lideram com sete triunfos contra seis vitórias das senhoras.
Em 2023, a elite feminina irá partir com 3’43” de vantagem sobre a elite masculina (diferença entre os vencedores de 2022).
No ano passado, Mariana Machado (Sporting Clube de Braga) venceu a Lidl São Silvestre de Lisboa pelo segundo ano consecutivo; Miguel Marques (Sporting Clube de Portugal) foi o homem mais rápido.