David Rosa e Maaris Meier dominam em Marrazes

A primeira prova da Taça de Portugal de Cross Country Olimpico (XCO), realizou-se ontem, na pista permanente de Marrazes, Leiria, onde David Rosa e Maaris Meier dominaram.

Pista Internacional de XCO de Marrazes

A Pista Internacional de XCO de Marrazes, foi um projecto concluído e inaugurado no ano passado e foi a primeira pista permanente a nível nacional, sendo a segunda a pista do Jamor. É possível ao longo do ano treinar neste local, existindo vários percursos assinalados com diferentes níveis de dificuldade. O correspondente ao da Taça de Portugal de XCO é o percurso com sinalização preta, que qualquer atleta poderá experimentar.

David Rosa o mais rápido

O atleta olímpico e campeão nacional David Rosa venceu na corrida de elite masculina, terminando 1m46s mais rápido do que Mário Costa (Primaflor/Mondraker), segundo classificado. O terceiro foi José Dias (Seissa/KTM Bikeseven/Matias e Araújo/Frulact), a 2m05s.

Mário Costa (Primaflor/Mondraker) assumiu o comando durante as três primeiras voltas, até que David Rosa atacou a liderança a partir da 3ª de 7 voltas, que os masculinos do escalão de elite tiveram para completar na Pista Internacional de XCO de Marrazes.

Maaris Meier superou Joana Monteiro

A estoniana Maaris Meier (Maiatos/Rebanorte) venceu a primeira prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO) da corrida de elite feminina. Joana Monteiro (Primaflor/Mondraker) alcançou o segundo lugar, a 51 segundos. A sub-23 Ana Tomás (BTT Seia) além do terceiro lugar da geral feminina, foi a melhor no seu escalão, a 1m28s da vencedora.

O melhor sub-23 masculino foi João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar), oitavo da geral.

1 segundo separou o 1º do 2º junior masculino

Já na corrida de juniores assistiu-se a uma disputa acérrima entre o espanhol Ivan Feijoo (Academia Postal/Actyon/MMR/Maceda) e Guilherme Mota (Marrazes/Gui/Breijinho/Bike Zone Leiria), tendo o primeiro ganho por um segundo de vantagem. O terceiro foi Carlos Salgueiro (Maiatos/Reabnorte), a 25 segundos.

Na categoria feminina do escalão de juniores Marta Branco (Maiatos/Reabnorte) dominou toda a corrida, deixando Jéssica Costa (ASC/Focus Team/Vila do Conde) a 2m55s e Ana Fernandes (20 Km Almeirim/Restaurante O Forno) a 4m46s.

Em cadetes Carlos Canal (Academia Postal/Actyon/MMR/Maceda) e Daniela Campos (BTT Loulé/BPI/Elevis) foram os melhores. Os veteranos vencedores foram, em master 30, André Filipe (CPR A-do-Barbas), em master 40, Davide Inácio, em master 50 Reinaldo Luís (ProRebordosa/Oforsep/RJ Group) e a master Ângela Gonçalves (BTT Seia). Ricardo Gomes (Saertex Portugal/Edaetech) foi o mais rápido entre os paraciclistas.

Maiatos/Reabnorte vencedores colectivos

Os Maiatos/Reabnorte foram o melhor coletivo no arranque da edição de 2017 da Taça de Portugal de XCO.

Encontro Inter-Regional de Escolas de BTT da Zona B

Na manhã de domingo, enquanto decorriam as corridas de veteranos e femininas, disputava-se o Encontro Inter-Regional de Escolas de BTT da Zona B, que permitiu a competição salutar entre crianças das várias escolas de ciclismo nacionais. Participaram nestas provas 171 crianças e jovens, que contribuíram para o desenvolvimento de boas práticas desportivas promovendo um espírito de festa que se viveu naquela freguesia de Leiria.

[divide icon=”circle”]

Texto: Filipa Gonçalves

Parceiros