DERROTA DE HENRIQUE ROCHA DITA ADEUS LUSO

Henrique Rocha - Foto: abrbsaphotos /FTP
A participação portuguesa no quadro principal de singulares masculinos de Roland Garros 2025 chegou hoje ao fim, com a derrota de Henrique Rocha.
Um feito histórico do ténis nacional foi alcançado nesta edição, com dois tenistas lusos a atingirem pela primeira vez em simultâneo a terceira ronda de um torneio do Grand Slam.
Leia também
HENRIQUE ROCHA CONSEGUE REVIRAVOLTA ÉPICA
Fonte: Henrique Dias // OPraticante.pt em cooperação com a Lusa
Adeus luso em singulares após derrota de Henrique Rocha numa edição histórica para o ténis português
Depois de Nuno Borges ter sido eliminado na véspera, Henrique Rocha falhou também ele hoje a presença nos oitavos de final de Roland Garros.
O evento é o segundo major da temporada, Henrique Rocha perdeu com o cazaque Alexander Bublik, em três parciais.
Na sua estreia em quadros principais do Grand Slam, Henrique Rocha, atual 200.º posicionado do ranking mundial, não conseguiu impor-se diante de Bublik
Henrique Rocha tinha vindo do qualifying, onde disputou três encontros, e somou três vitórias.
O carismático Bublik, 62.º da hierarquia, triunfou por 7-5, 6-1 e 6-2, ao cabo de uma hora e 42 minutos.
A eliminação de Rocha do Grand Slam parisiense deixa assim, então, o quadro principal sem representantes lusos.
Nuno Borges foi afastado ontem
Visto que Nuno Borges (41.º) foi afastado na sexta-feira pelo australiano Alexei Popyrin (25.º do ranking ATP).
Nuno Borges, que ocupa o 41° lugar no ranking mundial, tinha deixado pelo caminho na segunda ronda o norueguês Casper Ruud, n°8 mundial.
O encontro disputou-se em quatro sets com os parciais de 2-6, 6-4, 6-1 e 6-0 em duas horas e 17 minutos de jogo na segunda ronda do quadro principal de Roland-Garros.
Quanto a Henrique Rocha, número 200 no ranking mundial, havia vencido o checo Jakub Menšík, n° 19 mundial, em cinco sets com os parciais de 2-6, 1-6, 6-4, 6-3 e 6-3 em três horas e 06 minutos de jogo na segunda ronda.
Tornou-se então no quinto tenista português a atingir a terceira ronda de um ‘major‘, depois de:
João Sousa (8 vezes), Frederico Gil (1 vez), Nuno Borges (4 vezes), no circuito masculino, e de Michelle Larcher de Brito (3 vezes) no circuito feminino
Ao apurarem-se ambos para a terceira ronda, Borges e Rocha tinham então logrado o feito inédito de dois tenistas portugueses figurarem na terceira ronda de um dos quatro torneios do Grand Slam.