Desafio inspirador na luta contra a diabetes

A zona ribeirinha do Parque das Termas de Vizela, em cujos terrenos foi delineado o circuito do Ciclocrosse de Vizela, consagrou os Campeões do Minho e os vencedores da segunda etapa da Taça de Portugal, num circuito bastante elogiado pelos atletas e que demonstrou possuir excelentes condições para a prática desta vertente do ciclismo, permitindo aos muitos espetadores acompanharem de perto o desenrolar da prova. A competição foi promovida pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo com o apoio, entre outros, da Câmara Municipal de Vizela.

A competição de elite masculina ficou marcada pelo forte equilíbrio, apenas se decidindo nos metros finais. Ricardo Marinheiro (SL Benfica) foi o mais forte, cortando o risco de meta apenas com um segundo de vantagem para Vítor Santos (Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão). O terceiro, ainda assim muito próximo, foi Fábio Ribeiro (Patocycles/Coluer/Santa Cruz), a 27 segundos.
Na corrida feminina a penta campeã nacional, Isabel Caetano, não deu hipóteses à concorrência, concluindo a prova com uma vantagem de 2m01s sobre Joana Monteiro (ASC/Focus Team/Vila do Conde) e de 4m39s sobre Ana Rita Vigário (Patocycles/Coluer/Santa Cruz).
Marta Branco (ASC/Focus Team/Vila do Conde) impôs-se em sub-23 e com a vitória em Vizela assumiu o comando da classificação geral da Taça de Portugal. João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar) foi o melhor júnior e solidificou a primeira posição na geral, o mesmo sucedendo com Raquel Queirós (ASC/Focus Team/Vila do Conde), em cadetes femininas. No setor masculino de cadetes, Pedro Silva (Seissa/ACR Roriz/Matias e Araújo/Frulact) ganhou e saltou para o topo do ranking da Taça. Ana Santos (ASC/Focus Team) suplantou toda a concorrência em juvenis.
Rogério Matos (Rompe Trilhos) venceu em masters 30, mas o segundo classificado em Vizela, Rúben Nunes (ASC/Focus Team/Vila do Conde), conservou o comando da geral. Nas restantes categorias de veteranos, os vencedores mantiveram o primeiro lugar na Taça: António Sousa (Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão), em masters 40, António Silva (ProRebordosa/Garrafeira Gomes), em masters 50, e Ângela Fernandes, em masters femininas.
Na atribuição dos títulos de Campeões do Minho de Ciclocrosse – Herdmar, destinado aos atletas pertencentes a equipas federadas na Associação de Ciclismo do Minho ou que sejam naturais da região do Minho, Jacinto Fiúza (Batotas / Ponte de Lima) e Joana Monteiro (ASC / Focus Team – Vila do Conde) foram os vencedores na categoria de elites. O pódio feminino ficou completo com Ana Rita Vale (Batotas / Ponte de Lima) em segundo lugar e Cecília Araújo (Quinta das Arcas / Interdesign / Xarão) em terceiro.
No escalão de sub 23 sagraram-se Campeões do Minho Miguel Duarte (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact) e Marta Branco (ASC / Focus Team – Vila do Conde), classificando-se em segundo José Dias (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact) e Cláudia Costa (Maiatos / Reabnorte) e em terceiro Paulo Silva (Concello do Porriño / Abanca) e Débora Figueiredo (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact).
Em juniores, o Campeão Nacional João Rocha (Rodabike / ACRG / Gondomar) revalidou o título de Campeão do Minho, enquanto Nuno Costa (ASC / Focus Team – Vila do Conde) ficou em segundo e Pedro Lopes (Tensai / Sambiental / Santa Marta) em terceiro.
Ângela Fernandes (Individual), Campeã Nacional em título em master femininas, também revalidou o título minhoto, enquanto Liliana Lopes (ASC / Focus Team – Vila do Conde) e Marina Leitão (Saertex Portugal / Edaetech) se classificaram em segundo e terceiro lugares, respetivamente.
Em master 30, Aurélio Reis (individual) venceu o Campeonato do Minho de Ciclocrosse – Herdmar, à frente de Carlos Ramos (Saertex Portugal / Edaetech) e de Hélder Braga (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact).
Abel Machado (ASC / Focus Team – Vila do Conde) e Joaquim Barbosa (FAC – Famalicense Atlético Clube) venceram, respetivamente, em master 40 e 50, ocupando o segundo lugar das mesmas categorias Eduardo Fontes (Rodabike / ACRG / Gondomar) e Joaquim Sá (ASC / Focus Team – Vila do Conde) e o terceiro Francisco Branco (ASC / Focus Team – Vila do Conde) e Fernando Silva (Rodabike / ACRG / Gondomar).
Pedro Silva (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact) é o campeão minhoto em cadetes, categoria em que Hélder Gonçalves (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact) foi segundo e João Lobo (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact) o terceiro.
A vitória no Troféu de Iniciação ao Ciclocrosse – Juvenis foi de Lucas Braga (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araíjo / Frulact).

O que é o Ciclocrosse

ciclocrosse (1)O Ciclocrosse (“corta-mato em bicicleta”) é uma vertente de inverno do ciclismo disputada em circuitos com obstáculos (naturais ou artificiais) que por vezes obrigam os atletas a desmontar e a carregar a bicicleta. Exigentes dos pontos de vista técnico e físico, os percursos de Ciclocrosse integram zonas de terra, lama, areia e até estrada.

Com forte implantação na Europa e bastante praticada em Portugal até inícios da década de 90, o Ciclocrosse está a ressurgir no nosso País por força da aposta da Federação Portuguesa de Ciclismo neste vertente do ciclismo.

Fotos de: Jorge Almeida

Parceiros