Doze edições concluídas na Terrugem

Foi no passado dia 3 de julho que mais uma vez a vila da Terrugem, pequena vila na zona rural de Sintra, acolheu as várias centenas de praticantes de BTT que de vários pontos do nosso país quiserem vir conhecer o que esta zona sintrense tem para oferecer aos amantes das duas rodas.

terrugem01

Pelas 8:30 partiram os primeiros atletas preparados para vencer os mais de 100 kms que a organização propôs para o percurso Extreme. Uma das novidades desta décima segunda edição, onde com um percurso em parte guiado por GPS levou os atletas a percorrer alguns dos mais belos trilhos de Sintra, onde apesar da dureza do percurso e os 2600 de acumulado de subida, foram do agrado e a promessa que este tipo de desafio veio para ficar na Terrugem. De referir que os 104Kms foram vencidos pelo atleta Davide Machado do BTT Seia com 4horas e 29 minutos.

terrugem

Após 10 minutos da partida do primeiro grupo, partiu os participantes do percurso Maratona, onde estavam perto de uma centena de inscritos, tinham pela frente um percurso com sensivelmente 70 kms de extensão e perto dos 1800 de acumulado. Aqui o grande cabeça de cartaz era a famosa Serra de Sintra e os seus belos trilhos. A organização tendo uma “matéria prima” de tamanha qualidade, não se fez rogada e fez uma escolha de trilhos, onde apesar da dureza do local foi do agrado de todos e surpreendendo até os utilizadores habituais desta zona com a descoberta de novos trilhos e longos single tracks. Como vencedor da Maratona em masculino pelo segundo ano consecutivo o atleta sintrense Ricardo Vicente da equipa Bicisintra/Biciaventura com 3 horas e 10 minutos e em femininos a vencedora foi Susana Pontes com 4 horas e 56 minutos.

terrugem02

A faltar 10 minutos para as 9 da manhã partem os participantes do percurso Meia-Maratona com várias centenas de participantes à descoberta dos perto de 40 kms de trilhos com pouco mais de 600 de acumulado. Este percurso percorreu a zona rural de Sintra tendo como ponto alto do percurso a passagem pela praia de Magoito. Como vencedores deste percurso em masculinos foi o atleta Pedro Pinheiro da equipa Rodinhas Santos Silva com 1 hora e 33 minutos e em femininos Ana Silva da equipa BTT Seia com 2 horas e 44 minutos.

terrugem05

Outra das novidades que esta edição do BTT Terrugem trouxe foi a classificação por escalão peso, desta forma existiu um pódio para os mais de 100 kgs onde participaram perto de três dezenas de atletas. A organização quis com esta iniciativa bastante original incentivar a prática de atividade desportiva a todos e pelo feedback destes participantes e da organização será sem duvida algo a repetir em próximas edições.

terrugem04

Mais um BTT Terrugem concluído e a organização destaca a satisfação demonstrada pelos participantes relativamente aos percursos escolhidos e o facto de embora tenham ocorrido algumas quedas, nenhuma com gravidade. A ABIT promete para os próximos anos continuar a organizar esta festa do BTT, embora refira que como tudo terá de se adaptar e ir ao encontro dos anseios dos participantes, assim como das exigências das autoridades e entidades locais e como tal nem tudo ficará como está, mas sempre com o objetivo de melhorar e colocar a Terrugem no calendário do BTT nacional.

terrugem03

Para 2017 há mais maratona, mas para já haverá a 4 de setembro uma prova de XCR organizada pelo mesma associação integrada no trofeu Inter-Municipal de XCR.

Parceiros