Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Eduardo Oliveira com final épica na Praia da Vieira

Decorreu no passado dia 24 de agosto de 2019, cerca das 17:30 horas na Praia da Vieira, a Corrida da Praia da Vieira, competição englobada no circuito de meio fundo da ADAL, que teve como vencedores Eduardo Oliveira e Alexandra Oliveira.

Os vencedores feminino e masculino

 

De G. P. do Industrial Desportivo Vieirense para Corrida da Praia da Vieira

O evento vai na 18ª edição que começou com o nome de G. P. DO Industrial Desportivo Vieirense mais tarde transitou a sua realização para a praia da Vieira, e adoptou o nome actual.

Rui Dinis – Dirigente do IDV – Industrial Desportivo Vieirense

Rui Dinis responsável pela sua organização declarou-nos que esta edição superou os recordes anteriores de participação, 284 inscreveram-se, dos quais 265 terminaram a prova, e tivemos uma magnifica final proporcionada por Eduardo Oliveira “É um grande orgulho para o Industrial Desportivo Vieirense, para a sua secção de atletismo, para toda a equipa que organiza este evento continuar a realizá-lo e a superar os recordes”, referindo “Esses recordes só são possíveis de superar, porque os participantes têm saido satisfeitos do evento, ano após ano e têm sido o melhor veículo de divulgação, fazendo com que seja uma das provas de estrada da zona de Leira com mais participantes“.

 

Para concluir este dirigente manifestou “Agradecemos os apoios institucionais, bem como às empresas que através de vários meios apoiaram o evento, e aos órgãos de comunicação que contribuíram para a promoção da sua realização, foi todo este conjunto que proporcionou mais uma edição de sucesso, esperamos cá vos encontrar em 2020“.

Corrida da Praia da Vieira

Num purificante percurso através de uma vasta área de pinhal, encontramos a Praia da Vieira. Uma antiga praia de pescadores, que enfeitam o areal com as suas redes e com as suas embarcações tradicionais.

A Praia da Vieira é ainda hoje uma excelente estância turística e de veraneio, com óptimas condições para acolher os seus visitantes.

Uma fantástica marginal de calçada à portuguesa também serve de moldura à praia que conta ainda com uma considerável área de estacionamento.

Novo recorde de participantes

A edição deste ano contou com a participação de 16 equipas e 265 atletas que completaram os 8 km do percurso, com inicio na Av. dos Pescadores à semelhança das edições anteriores.

Dado o tiro de partida o pelotão de atletas passou pela Av. Marginal em direção à margem do Rio Lis, com cerca de 1 Km de prova, local onde terminou o terreno em alcatrão e mudou para terra batida, percorrendo ambas as margens do Rio numa extensão de 6 Km, com um abastecimento de água a meio da prova.

No derradeiro km seguiam na frente da corrida dois atletas, André Reis da equipa G. A. Caranguejeira e Pedro Januário da equipa Industrial Desportivo Vieirense, já vislumbravam a zona de estacionamento de auto caravanas, onde se seguia a avenida da praia até ao pórtico da meta, onde uma enorme moldura humana se preparava para aplaudir o vencedor.

Foi quando Eduardo Oliveira decidiu surpreender tudo e todos e numa ponta final de outro mundo, passou pelos seus adversários, e prosseguiu rumo à meta, deixando-os para trás.

Eduardo Oliveira
Eduardo Oliveira a caminho da meta

Publico em grande número para aplaudir os participantes

E se temos escrito, falado, manifestado o nosso desagrado pela falta de público a apoiar os atletas nos eventos, neste muito bem idealizado com a organização a realizá-lo junto à praia, num bela tarde que finalizou um maravilhoso dia de praia, e sendo uma zona turística, proporcionou que muito público marcasse presença principalmente ao longo de toda a avenida, incentivando os atletas.

E os prémios autênticas obras de arte em vidro não fosse a região uma zona vidreira.

Eduardo Oliveira venceu com um sprint final surpreendente

A cerca de 300 metros da meta e de forma surpreendente, surgiu Eduardo Oliveira, atleta ainda júnior do Sporting Clube de Portugal, que num sprint final, ultrapassou os dois atletas que lideraram a prova desde inicio e foi o grande vencedor com o tempo de 26m:27s.

André Reis – GA Caranquejeira – 26m:36s e Pedro Januário – Industrial Vieirense – 26m:48s completaram o pódio masculino.

Três primeiros

 

Alexandra Oliveira foi a vencedora feminina

Alexandra Oliveira do Recreio Desportivo de Águeda, venceu isolada com 30m:46s, seguida de Carla Machado – União Desportiva de Varzea – 32m:24s e Tetyana Vakulyuk – Caracol Trail Team – 33m:41s.

Três representantes de OPraticante.pt

OPraticante.pt fez-se representar por três atletas Zina Fernandes – 249ª geral / 6ª F40 – 50m:10s, Nuno Fernandes 250º geral / 34º M40 – 50m.10s e Miguel David – 254º geral / 41º sénior – 51m:33s, tendo os dois primeiros efectuado a sua estreia em provas de corrida, neste misto alcatrão / terra, pois praticaram até este momento somente trail.

Equipa de OPraticante.pt, da esqª para a dtª Nuno Fernandes, Zina Fernandes e Miguel David, acompanhados pela sócia gerente Amália Mendes e David Silva – gestor

IDV organizou e bem

António Reis, presidente da ADAL – Associação Distrital de Atletismo de Leiria, declarou-nos que “O Industrial Desportivo Vieirense organizou e bem, a Corrida da Praia da Vieira, felicitar a sua equipa organizativa pelo sucesso do evento“, acrescentando “É um orgulho ver os seus clubes filiados a crescer, a evoluir contribuindo para uma maior dinamização da modalidade na região

António Reis – Presidente da ADAL

No fim ouvimos os três primeiros, que prestaram declarações à nossa equipa de reportagem sobre o evento, sobre a final épica do vencedor, que pode visualizar aqui, e deixamos uma palavra de agradecimento à empresa AutoCarvide de João Paulo Belo, pela sua cooperação com o nosso colaborador, transportando-o para que desenvolvesse o seu trabalho.

Classificações.

Texto: Nuno Fernandes
Fotos: RUN 4 FFWPU

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta