EMÍLIA BAÍA PERTO DO TOP10 NO EUROPEU
Portugal fechou ontem a participação no Campeonato da Europa de Pista, em Cottbus, Alemanha, com Emília Baía, 12.ª, e Francisco Alves, 16.º, nas corridas por pontos para juniores.
Leia também
JUNIORES ATINGEM OBJETIVOS NO EUROPEU
Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo
Emília Baía 12.ª na corrida por pontos do Europeu
Júnior de primeiro ano e em estreia na Seleção Nacional, Emília Baía foi ganhando confiança e consistência ao longo da semana e ontem conseguiu a 12.ª posição na corrida por pontos, entre 17 participantes.
A corredora portuguesa não conseguiu pontuar em nenhum dos 12 sprints, mas esteve entre as ciclistas que não foram dobradas pelo pelotão.
Emília Baía terminou, portanto, com zero pontos.
A vencedora foi a irlandesa Emillie Benezet Minns, com 89 pontos, mais 25 do que a neerlandesa Jenna van Tongeren e mais 45 do que a italiana Chantal Pegolo, que também subiu ao pódio.
Francisco Alves também disputou a corrida por pontos, embora no setor masculino. Foi o 16.º classificado, com um ponto.
Esta prova foi bem mais equilibrada do que a feminina, o que se traduziu no facto de os 22 primeiros classificados terem terminado sem ganhar ou perder qualquer volta.
A vitória sorriu ao austríaco Heimo Fugger, com 26 pontos. O italiano Julian Bortolami, com 21 pontos, e o britânico Sam Fisher, com 20, fecharam o pódio.
Representação portuguesa
Portugal esteve representado por quatro juniores no Campeonato da Europa de Pista, que se realizou em Cottbus, Alemanha.
A competição foi o início de ciclo internacional para os jovens convocados.
O selecionador nacional de pista, Gabriel Mendes, chamou quatro corredores, três dos quais ainda no primeiro ano de juniores.
Os escolhidos são Emília Baía (Korpo Activo/Penacova), Francisco Alves (ABTF Betão/Bairrada), Gonçalo Rodrigues e Paulo Fernandes (Landeiro/KTM/Matias & Araújo).