Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Ericeira Sunset, Trail na Reserva Mundial de Surf

Na véspera do feriado de 15 de Agosto, decorreu o Trail Ericeira Sunset, com partida e chegada marcadas para a praia de Ribeira de Ilhas, organização dos Roteiros de Aventura,

Ericeira, Reserva Mundial de Surf

A Ericeira tornou-se Reserva Mundial de Surf a 14 de outubro de 2011, após consagração pela organização internacional Save the Waves Coalition. Foi apenas a 2.ª Reserva distinguida a nível global, permanecendo a única da Europa até hoje.

Os critérios que conduziram ao seu reconhecimento oficial foram a qualidade e a consistência das ondas, a importante história e cultura de surf local, a riqueza e sensibilidade ambiental da área e, ainda, a forte mobilização da comunidade.

A Reserva Mundial de Surf da Ericeira integra-se no Concelho de Mafra, estendendo-se entre as praias da Empa e de São Lourenço, numa faixa costeira que concentra sete ondas de classe mundial num espaço de apenas 4 Km: Pedra Branca, Reef, Ribeira d’Ilhas, Cave, Crazy Left, Coxos e São Lourenço.

Foto: João Paulo Cruz

Os escassos quilómetros abrangidos pela Reserva da Ericeira são um verdadeiro património da humanidade”. Movimento SOS – Salvem o Surf

Trail Ericeira Sunset

Com uma sessão de aquecimento marcada para as 18h30, cedo a organização teve a preocupação de avisar os atletas que ainda se encontravam no parque de estacionamento, para que não a perdessem.

Foto: Maria João Marques

Alinhados e preparados, deu-se a partida para o Trail à 19 horas, seguida da caminhada, com a mesma distância.

O percurso iniciava com na praia, seguido e um atravessamento de estrada, e uma subida, para esticar as pernas.

A partir daí houve uma alternância entre estradão e trilha, com atravessamento de estradas.

Foto: João Paulo Cruz

Gostei muito do percurso. Estava muito bem assinalado, era bastante acessível.

Após uma pequena distancia de alcatrão, entrámos numa zona de montanha, mais técnica, com valas, subidas, descidas, que iria culminar em novo estradão largo de cascalho, que nos conduzia ao único abastecimento, perto do quilometro seis.

Seguindo esse estradão, íamos chegar a nova estrada de alcatrão, que nos conduzia à primeira das duas zonas impares deste trail, os caminhos (quase grutas) abertos nos canaviais, que se revelou uma subidas constante e acentuada.

Foto: Maria João Marques

Mudança total de cenário

Acabado este troço, e passando nova ligação de estrada de alcatrão e uma povoação, tínhamos uma mudança total de cenário, passávamos para um une man trail, por zona interior das arribas da Praia de São Lourenço, até atingirmos o Forte de São Lourenço, continuando pelos caminhos das arribas da Praia dos Coxos, com alguma zonas novamente “cavadas” nos canaviais, seguimos sempre a linha de costa alternando entre arribas e praias, entre trilhos de areia e trilhos de rocha, com alguma técnica, mas sem grandes variações de altimetria nem de esforço.

Foto: Maria João Marques

A chegada fez-se para encosta norte de Ribeira d´Ilhas, uma descida zigzageante de areia fina e solta, para proporcionar um último esforço.

O abastecimento era completo, os trilhos estavam bem marcados, com fitas, reforçadas por setas nas mudanças de direção e Voluntários (bastante simpáticos) em pontos estratégicos.

À chegada esperava-nos um recovery no topo a instalação de praia, com um vista magnifica.

Foto: Maria João Marques

E os vencedores foram 

Gonçalo Prudêncio – Team Urban Obstacles (00:44:51) seguido de Henrique Avelar -individual (00:50:42) e de Rui Henriques – Serviços Sociais Montepio (00:50:56) no sector masculino.

Foto: Maria João Marques

Já no sector feminino, a vencedora foi Helena Recalde (00:59:16), à frente de Helena Martins (01:00:31) e de Sílvia Silva (01:00:51).

Foto: Maria João Marques

Classificação colectiva

Por equipas, em primeiro ficaram os Underdogs com 16 pontos, seguidos dos Montes Saloios Trail Team (da qual fazia parte aqui o escriba) com 29 pontos e a fechar o pódio os Badass MF com 36 Pontos.

Foto: Maria João Marques

Visualize mais excelentes fotos efectuadas por Maria João Marques e João Paulo Cruz.

Foto de Capa da autoria de João Paulo Cruz.

Classificações.

Página do evento.

Página dos Roteiros Aventura.

Texto: Carlos Rodrigues
Fotos: Maria João Marques e João Paulo Cruz

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta